Os sete estilos universais: quais são e como identificar o seu
Entre os sete estilos universais estão: natural esportivo, tradicional, elegante, romântico, criativo, sexy ou dramático urbano. Descubra qual é o seu
Você já ouviu falar sobre os sete estilos universais da moda? Criados pelas estadunidenses Alyce Parsons e Mimi Dorsey e explicados no livro "Style Source", esse conceito apresenta sete estilos, divididos entre os base e os secundários, sendo que o seu estilo pessoal é provavelmente uma mistura entre alguns deles.
Entender melhor sobre os sete estilos universais pode ser interessante para você entender melhor a sua maneira de se vestir, assim como para saber o que cada look ou peça que você usa pode estar passando para as pessoas ao seu redor sobre a sua personalidade. Claro que esses estilos universais não devem fazer com que você se sinta presa a eles, sendo que o que mais importa sempre deve ser como você se sente com cada visual, mas conhecer os sete estilos universais pode sim, ser benéfico, especialmente para quem curte o universo da moda.
Os estilos base, ou seja, aqueles considerados dominantes, são três: Natural Esportivo, Tradicional e Elegante. Já os estilos secundários são quatro: Romântico, Criativo, Sensual e Dramático Urbano. Entre todos esses sete estilos, provavelmente possui dois ou três maneiras com os quais você vai se identificar mais.
Assim, para saber quais dos sete estilos universais são os que mais fazem sentido para você, veja a seguir quais as características de cada um deles:
Estilos base
Natural Esportivo
Esse é o estilo de quem acredita que o conforto vem sempre em primeiro lugar. Bem despojado e leve, o estilo Natural Esportivo passa uma imagem de que quem o usa é uma pessoa acessível, casual, prática, simples e alegre.
Entre as peças que as pessoas desse estilo mais gostam, estão os moletons, as calças e jaquetas jeans e as camisetas. Já para eventos mais formais, por exemplo, as peças de alfaiataria com tecido leve são uma escolha recorrente.
Os calçados que mais aparecem nesse estilo são os tênis e alguns tipos de sandálias confortáveis. Além disso, o estilo "Natural Esportivo" costuma contar com cores mais neutras.
Ver essa foto no Instagram
Tradicional
Esse estilo é para quem gosta de uma pegada mais clássica e discreta, além de atemporal. Nele, quem domina são os cortes mais retos e as cores sóbrias.
Peças como a camisa branca, a calça de alfaiataria, o blazer e aquele vestido preto básico bem clássico aparecem bastante nesse estilo, assim como alguns acessórios mais sutis. Já sobre os calçados, os scarpins são uma das escolhas mais comuns.
As mulheres que têm o estilo "Tradicional" geralmente passam uma impressão de formalidade, autoridade e refinamento.
Ver essa foto no Instagram
Elegante
O último entre os estilos base é o Elegante, sendo um pouco parecido com o Tradicional, mas com as novidades do universo da moda mais presentes. Assim, esse estilo mistura peças e looks clássicos com as tendências atuais — tomando sempre cuidado para não exagerar na quantidade de informação.
Calças de alfaiataria ou jeans, blazers de corte reto, camisas de seda, sapatilhas e botas, tudo sempre de ótimos materiais, são algumas das peças que fazem a cabeça das mulheres com um estilo mais "Elegante". Essas mulheres geralmente passam uma imagem de serem cultas, bem-sucedidas e um pouco mais reservadas.
Ver essa foto no Instagram
Estilos secundários
Romântico
Esse estilo é para quem gosta de roupas bem delicadas e que passem a impressão de uma pessoa sonhadora, amorosa, bondosa e doce. Isso porque o estilo "Romântico" é cheio de babados, bordados, tecidos delicados e cores mais suaves, como o rosa e o lilás.
Além disso, os acessórios usados pelas mulheres desse estilo também são bem minimalistas. Assim, se você gosta de peças como vestidos floridos ou de cores pastéis, saias rodadas e blusas com mangas bufantes, esse pode ser um dos seus estilos, viu?
Ver essa foto no Instagram
Criativo
Como o nome já diz, esse estilo é para quem gosta de deixar a criatividade solta na hora de criar seus looks. Ou seja, a ousadia é uma das principais características das roupas de quem se identifica com esse estilo.
Texturas, cores, estampas e formatos diferentes e inovadores são a cara do estilo criativo, que costuma passar a impressão de que quem o usa é alegre, divertida e tem uma personalidade forte. Além disso, esse estilo não tem peças específicas que ditem os seus looks, já que a ideia nele é sempre brincar com a moda e criar visuais diferentes, inusitados e marcantes.
Ver essa foto no Instagram
Sensual
Também cheio de ousadia, o estilo "Sensual" se baseia em peças como vestidos e saias de comprimento mini, croppeds e blusas do tipo tomara que caia, além de outras roupas mais justas ou com transparências.
Sobre as cores, tons marcantes de vermelho, azul e roxo fazem sucesso entre as mulheres desse estilo, mas os looks all white ou all black também aparecem bastante.
Os looks do estilo Sensual passam a impressão de que a mulher que os usa é atraente, enigmática, ousada e com uma personalidade forte.
Ver essa foto no Instagram
Dramático Urbano
Por fim, o estilo "Dramático Urbano", que é praticamente o oposto do romântico, traz looks mais modernos e estilosos, passando a visão de que a mulher é ousada e bem ligada nas modernidades.
Entre as roupas mais usadas nesse estilo estão as peças destroyed, as jaquetas jeans e as camisetas do tipo cropped. Sobre os calçados, os coturnos são uma das preferências dessas mulheres, assim como os tênis e mocassins.
Ver essa foto no Instagram
E aí, curtiu a matéria? Com qual desses estilos você se identifica mais?