Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ozempic falsificado é alvo de preocupação da Agência Europeia do Medicamento

Segundo a EMA, sucesso do fármaco fez com que surgissem unidades plagiadas do remédio

19 out 2023 - 14h34
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Que o Ozempic é um sucesso mundial isso não é nenhuma novidade. O problema é que estão surgindo versões falsificadas do fármaco, que virou febre depois que celebridades como Elon Musk passaram a usar o remédio de diabetes para perder peso.

Agência Europeia do Medicamento alerta para versões falsificadas do Ozempic
Agência Europeia do Medicamento alerta para versões falsificadas do Ozempic
Foto: Diy13

Segundo a Agência Europeia do Medicamento (EMA) alertou em comunicado desta quarta-feira (18), foram identificadas unidades fraudulentas do medicamento em vários países (que a agência não identificou quais) e importadas através de "distribuidores na Alemanha e na Áustria".

“Canetas falsamente rotuladas como medicamento para diabetes Ozempic (semaglutida, 1 mg, solução injetável) foram identificadas em empresas atacadistas na UE e no Reino Unido”, avisou o comunicado da EMA, que também informou como o plágio foi identificado: "Na União Europeia (UE), cada embalagem de medicamentos tem um código de barras 2D único e um número de série para que possa ser rastreado num sistema eletrônico. Quando as embalagens falsificadas do Ozempic foram escaneadas, constatou-se que os números de série estavam inativos, o que alertou as operadoras sobre a possível falsificação”.

Como os medicamentos falsificados foram encontrados desta vez em canais legais, como farmácias, e não em vias de venda alternativa na internet, as autoridades ficaram ainda mais preocupadas com os remédios já vendidos. Os responsáveis da EMA, porém, disseram que não foi identificado nenhum dano aos pacientes que compraram a medicação irregular.

Um alerta do Novo Nordisk, principal fabricante do Ozempic, ressaltou que os usuários do medicamento devem consultar "o folheto informativo do Ozempic para saber como devem ser as canetas originais do medicamento” e, em nenhum circustância, fazer uso de lotes suspeitos. A EMA ordenou que os pacientes devolvam imediatamente às farmácias injeções que não possuem as características originais do fármaco.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade