Ozempic para emagrecer: seus efeitos e riscos além da polêmica e segundo a ciência
A semaglutida, princípio ativo do Ozempic, está associada à perda de cerca de 13% do peso corporal; veja como ela age no organismo.
O Ozempic, medicamento usado para tratar o diabetes tipo 2, se tornou sensação para pessoas que desejam perder peso, uma vez que apresenta efeitos favoráveis na diminuição do apetite e, consequentemente, no emagrecimento.
Por isso, ele passou a ser usado no tratamento de obesidade ou sobrepeso com doenças relacionadas de maneira off label, isto é, quando o uso para a finalidade não consta na bula, o que é permitido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O Ozempic é vendido sem retenção da receita, isto é, embora seja obrigatório a apresentação dela, a farmácia não precisa mantê-la. Isso facilita a compra por pessoas que não têm indicação médica, incluindo aquelas que adquirem para fins estéticos — o que é potencialmente perigoso e não recomendado por associações médicas e pelo próprio laboratório em que é produzido, a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk.
Mas como a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, atua no organismo? O MinhaVida conversou com Pedro Saddi, endocrinologista do Fleury Medicina e Saúde, para esclarecer os efeitos e os riscos do medicamento.
Por que o Ozempic emagrece?
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Obesidade: o que é, graus, diagnóstico e como tratar
Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, tratamentos e se tem cura