Pai 2.0: Experiência do pai nos negócios inspirou a filha
Vivência paterna moldou trajetória profissional da filha, fortificando o relacionamento familiar
Sabe aquele pai que valoriza a sabedoria, o conhecimento, a estabilidade e gosta de saber que os filhos e sua família estão seguros e sempre protegidos? Esse pai ama compartilhar aquilo que sabe, incentivando a curiosidade dos amigos e família, dando conselhos inesquecíveis, trazendo suas experiências de vida e ajudando a todo momento seus filhos a conseguirem ter sucesso nos estudos e em suas carreiras. Marlin Kohlrausch (71) sempre foi a figura clássica do pai experiente, que trazia suas vivências cotidianas para as reuniões em família e acabava misturando até mesmo negócios com a convivência familiar.
“A gente sempre foi muito unido, e essa coisa de ter uma empresa familiar fazia com que todo mundo falasse sobre negócios, compartilhasse histórias e experiências na mesa. Meu pai era tão entusiasta na hora de falar sobre trabalho, sobre o que ele aprendia, que isso contagiava a gente de alguma forma”, conta a empresária Andrea Kohlrausch, que herdou do pai essa curiosidade pelo mundo dos negócios e a vontade de adquirir cada vez mais conhecimento na área.
Além de Andrea, Marlin é pai de Daniela (42) e Camila (38): “Meu pai sempre foi uma pessoa muito entusiasmada pela vida. Na nossa infância, a gente acordava no fim de semana com música e a pergunta: ‘acordamos para vencer?’ Isso me marcou muito, essa positividade diante da vida, essa curiosidade pelo que vinha pela frente”.
Além da forte ética de trabalho, o típico pai experiente é um amante da boa cozinha e dos vinhos, adorando um jantar em família com pratos tradicionais e muita conversa. “Meu pai sempre que a gente se junta, gosta de cozinhar alguma coisa para todo mundo. Ele faz um galeto muito bom, sendo um cara do Sul, é algo que ele faz bem e tem a receita específica dele que todo mundo ama. Nesse Dia dos Pais vai ser provavelmente o nosso programa, comer galeto e tomar um vinho”, comenta Andrea.
Andrea lembra também com muito carinho de todos os momentos em família regados a vinhos de sua adega pessoal, além de muitos pratos incríveis para harmonizar. “Sempre amamos vinho, mesmo no momento estando em fases diferentes: meu pai adora vinho tinto, e eu curto vinho branco. Já tive mais na vibe dele, mas agora estou numa vibe de vinhos mais leves. Mas sempre que a família se reúne, uma vez por semana, rola um vinho. É nosso momento de diversão longe dos negócios”.
Para ser certeiro na hora de presentear um pai experiente, aposte em vinhos de vinícolas celebradas, rótulos encorpados e intensos e com notas de frutas vermelhas e pimenta. Outra ideia é escolher uma bebida que espelha toda a singularidade, elegância e maturidade desse pai, como um champanhe francês refrescante para acompanhar uma mesa cheia de aperitivos e tábuas de frios e frutas.