Pai 2.0: O amor pela comida que reaproximou pai e filha
Hoje, João Bispo e Luana trabalham juntos na pizzaria da família
O pai gourmet é a alegria de toda a família: carismático e afetuoso, seu principal objetivo é reunir todos os amigos e familiares para longas reuniões regadas a vinho, misturando pratos tradicionais com receitas próprias cheias de personalidade. Ele adora uma novidade, um livro de culinária que foge do clichê e virar de cabeça para baixo aquela receita tradicional em busca de novos sabores, mas também sabe como ninguém fazer aquele pratão de canja, baião de dois ou uma pizza caseira que agrada a todos os gostos.
Luana Azevedo Bispo (22) conviveu desde cedo com a paixão do pai, João Bispo (45), por gastronomia e vinhos. O patriarca, que também é pai de João Pedro (11), passava pouco tempo com a família, por precisar trabalhar o dia todo em dois empregos, mas seu afeto era visível quando, aos fins de semana, usava o tempo livre para cozinhar ao lado da filha. “Na folga meu pai sempre cozinhava, dizia que viu um prato na TV e tentava reproduzir, ou via algo que um cliente falava e começava a estudar. E ele é muito inovador, ele lê um livro, pesquisa, sempre cria sabores diferentes de pizza. Daí ele me chamava e eu acompanhava ele na cozinha, ajudava, era muito mágico”.
Aos poucos, a paixão de Bispo pela gastronomia fez com que ele se arriscasse abrindo uma pizzaria, o que transformou sua relação com a filha, que hoje é estudante de administração e auxilia o pai nos negócios. “Ele era um pai ausente por causa de tanto trabalho, então a gente não tinha uma relação de tanta intimidade. Daí criamos um laço de amizade. Hoje tenho total liberdade com ele, somos muito parecidos. Trabalharmos juntos na pizzaria criou a sintonia que precisávamos”.
Atualmente, o termo “gourmet” traz ao nosso imaginário elementos que remetem à alta gastronomia, restaurantes caríssimos, estrelas Michelin e reality shows com ingredientes infinitos, mas um pai gourmet nos mostra que os únicos elementos essenciais para transmitir afeto e conhecimento por meio da gastronomia são uma paixão verdadeira pela comida e a vontade de compartilhá-la com quem amamos.
“Meu pai está sempre estudando, me chama pra gente fazer um prato novo juntos e a gente passa o dia tomando vinho e nos divertindo. Ou às vezes vemos um prato que parece ótimo na TV e tentamos ver se dá para fazer em casa. Esse amor pela comida, essa inventividade, é o que mais me inspira no meu pai”, conta Luana.
Junto com o amor pela comida e uma pizza caprichada veio o amor pelos vinhos, que o pizzaiolo foi construindo aos poucos ao lado de seus amigos. “Quando ele abriu a pizzaria, fez novas amizades e começou a conhecer mesmo sobre vinhos. Agora ele tem um grupo de amigos da idade dele que eles viajam, tomam rótulos novos, tem até a adega dele em casa. Sempre compartilhamos esses momentos”.
Se você for filho de um pai gourmet como Luana, pode caprichar nas sugestões de vinho e pensar nas características que tanto amamos nessas figuras: a curiosidade por novos sabores e aromas, a aposta em qualidade em vez de quantidade e a escolha por bebidas com processos equilibrados e profissionais de amadurecimento. Para presentear esse pai, aposte em vinhos de fermentação longa, aromas pronunciados e complexos e aromas frutados e com especiarias.