Palácio histórico adquire oito vestidos usados pelas damas de honra de Elizabeth II em casamento
O Historic Royal Palaces adquiriu oito vestidos usados pelas damas de honra no casamento da Rainha Elizabeth II com o Príncipe Philip. O matrimônio ocorreu em 20 de novembro de 1947, quando Elizabeth ainda era princesa. O vestido da noiva foi criado pelo estilista Norman Hartnell, que também desenhou as vestimentas das damas de honra. Mais tarde, Hartnell também foi o responsável pelo vestido de casamento da Princesa Margaret, em 1960.
Entre os vestidos adquiridos, destaca-se o utilizado por Lady Elizabeth Longman, que será incorporado à Royal Ceremonial Dress Collection, uma instituição gerida pelo Historic Royal Palaces. A peça foi comprada em um leilão e inclui o vestido e o cocar, ambos projetados por Hartnell, um dos grandes nomes da alta costura britânica do século 20.
Em comunicado, a instituição destacou que as criações de Hartnell representam a alta costura e o artesanato britânicos, além de refletirem a estratégia cuidadosa de imagem pública da realeza após a Segunda Guerra Mundial.
Inspiração dos designs
Realizado apenas dois anos após o fim da guerra, o casamento teve suas vestimentas produzidas respeitando o racionamento de tecidos. Os designs, inspirados na obra "Primavera" de Botticelli, simbolizam renascimento e renovção, unindo beleza estética a um contexto político.
Os vestidos serão adicionados à coleção que conta com mais de 10 mil itens, incluindo os esboços originais de Hartnell, reunindo pela primeira vez os desenhos e as vestimentas finalizadas desde o casamento real.