Para criar filhos que vão fazer boas escolhas quando adultos, os pais devem passar esse ensinamento na infância
Apresentar desde cedo a possibilidade de fazer escolhas (e ensinar sobre as consequências) é a melhor forma de fazer com que a criança se desenvolva com mais autonomia.
Tudo que os pais querem é que os filhos cresçam com saúde e com autonomia para tomarem as melhores decisões para a sua vida, fazendo boas escolhas. Quem é mãe, pai ou cuidador sabe da importância da orientação desde cedo para criar um adulto pleno e funcional.
Encorajar as crianças a tomarem decisões de maneira consciente e independente é um dos melhores presentes que os pais podem oferecer. De acordo com a psicóloga Lizandra Arita, o essencial para desenvolver essa habilidade é ensinar a criança a pensar e a refletir sobre as suas opções antes de decidir.
Crianças que são incentivadas a refletir sobre suas escolhas, avaliando alternativas e considerando as consequências, tendem a fazer melhores escolhas quando adultas - e esse aprendizado começa com pequenos gestos e decisões diárias. Vamos entender!
Leia mais: Se você quer que seu filho te respeite quando adulto, precisa acabar com estes 7 hábitos
Ensinar a pensar antes de decidir: um presente para sua criança
Segundo Lizandra, pais que incentivam os filhos a fazerem uma reflexão antes de agirem estão contribuindo para que eles desenvolvam uma habilidade crítica. A psicóloga explica que, ao oferecer opções e discutir as consequências de cada escolha, as crianças começam a entender que cada decisão tem um impacto.
...
Veja também