Para emagrecer: receita de mingau de aveia com frutas vermelhas
Mais um alimento que ajuda a aquecer em tempos frios
A queda das temperaturas influencia nas preferências alimentares, ou seja, a busca por alimentos que ajudam a aquecer o corpo fica frequente e por isso a fome aumenta. Ainda assim, é possível ser saudável nessa época e nesse sentido confira a receita de mingau de aveia com frutas vermelhas com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.
A receita de mingau de aveia com frutas vermelhas
Ingredientes
150ml de leite integral ou leite vegetal
3 colheres de sopa de aveia em flocos
½ xícara de chá de frutas vermelhas picadas (morangos, mirtilos, amoras, framboesas)
Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)
Modo de preparo
Misture a aveia com o leite e o açúcar ou adoçante, se optar por adicioná-lo. Leve ao micro-ondas em uma caneca ou recipiente de vidro por 1 minuto. Retire, misture novamente os ingredientes e leve ao micro-ondas por mais um minuto. Repita o processo até que o mingau fique na sua consistência preferida. Adicione as frutas vermelhas picadas e consuma em seguida. Se desejar, adicione também castanhas trituradas ou granola para incluir crocância à preparação.
É comum sentir muita fome no frio?
"Isso porque também nos dias mais frios os cuidados devem permanecer os mesmos, mantendo como base da dieta alimentos frescos e sem excesso de ultraprocessados", declarou a nutricionista.
Renata citou que o desafio é manter a ingestão de vegetais já que esse grupo é consumido na forma de salada fria. Sendo assim, o ideal é que sejam consumidas pelo menos duas porções ao dia de verduras e legumes variados.
A sugestão da especialista foca nos itens cozidos, assados e refogados que combinam melhor com a temperatura. "As sopas, caldos e cremes também são uma boa forma de incluir os vegetais na rotina alimentar de forma quente", comentou.
Palavra final
"Evitar guardar na geladeira pode ser uma boa estratégia para consumi-las nos dias frios. O clima mais fresco permite que muitas delas fiquem armazenadas fora de refrigeração sem que estraguem rapidamente", concluiu Renata Guirau.