Para você que pensa demais, psicólogo indica 5 atividades de descanso mental que podem ser aplicadas na sua rotina
Essas práticas vão ajudar a acalmar a mente, reduzir o estresse e melhorar o seu bem-estar emocional.
Para quem vive com a mente acelerada e não consegue dar um descanso aos próprios pensamentos, pode estar passando por uma situação pode ser bem desgastante. O excesso de pensamentos, também conhecido como ruminação ou overthinking, é algo que muita gente enfrenta.
Mas do que se trata exatamente? O psicólogo Wanderson Neves, do grupo Mantevida, explica que "o excesso de pensamentos pode ser caracterizado por uma preocupação constante e repetitiva sobre problemas passados, presentes ou futuros. Esse ciclo contínuo de pensamentos pode ser prejudicial à saúde mental por vários motivos". E é exatamente por isso que, se você se pega nessa espiral, precisa encontrar maneiras de interromper esse fluxo.
Mas existem práticas simples que podem ser usadas para aliviar essa carga mental. Como destaca Wanderson, "o descanso é importante para reconectar o corpo e a mente, ajudando a reduzir o estresse e melhorar a saúde emocional".
Leia mais: Pensamentos negativos causados pela ansiedade podem ser evitados com 5 dicas dessa psicóloga
Excesso de pensamentos pode causar sérios problemas emocionais
O psicólogo Wanderson Neves explica que "pensar constantemente em problemas, seja sobre o passado, presente ou futuro, pode gerar um impacto significativo no nosso bem-estar emocional". Se esse processo se torna frequente, ele pode estar diretamente relacionado ao desenvolvimento de problemas como ansiedade e depressão.
...
Veja também
A meditação pode ajudar a curar vários problemas de saúde
11 produtos para começar a meditar
Como o seguro residencial pode contribuir para o seu bem-estar em casa?