Páscoa saudável: como celebrar sem passar do ponto
Esta proposta ajuda a tirar a fama do feriado como "vilão" da dieta
9 de abril é o Dia da Páscoa. Essa data está no calendário cristão em memória à crucificação e ressureição de Jesus Cristo. Os cristãos entenderam o ovo como símbolo dessa ressurreição, que posteriormente essa tradição dos ovos doces iniciou na França e a partir do século XIX dominou a comemoração. Quer ter uma páscoa saudável? Saiba como celebrar sem excesso de chocolates.
Antes de mais nada, precisa deixar de comer chocolate na páscoa?
"Você não precisa deixar de comer chocolate! Preste atenção na quantidade em que está consumindo. Em vez de comer um ovo de chocolate em único dia, quebre-o e coma um pedaço por vários dias. Equilíbrio é essencial", reforçou a nutricionista Jéssica Rodrigues.
Confira essa receita de ovo de páscoa recheado com brigadeiro de whey:
O cardápio da sua páscoa saudável
Opte pelo amargo
O sabor é bem diferente do chocolate refinado, mas é ótimo para nossa saúde. Não se trata de clichê e ainda mais porque essa nutricionista citou as riquezas presentes no chocolate amargo.
"O chocolate amargo contém menos açúcar e gordura do que o chocolate ao leite, além de ser rico em antioxidantes e flavonoides, que podem trazer benefícios para saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares", explicou Jéssica.
Compre do pequeno
"Comprar de pequenos empreendedores pode ser uma ótima opção para consumir um produto mais saudável. Muitas confeiteiras fabricam produtos sem glúten, sem lactose, sem açúcares e com muito sabor!", orientou.
Nada de refrigerante e sucos de caixinha
São bebidas que precisam ser retiradas do dia a dia de quem pensa em benefício estético. Fora ainda a alta quantidade de açúcar disponível no refrigerante e sucos industrializados. A regra é simples, ou seja, escolha o natural.
"É comum que as pessoas consumam mais refrigerantes e sucos industrializados. Essas bebidas são ricas em açúcar e podem contribuir para o ganho de peso. Por isso, optar por bebidas zero para acompanhar suas refeições. Assim, você poupa as calorias dessa bebida", concluiu a nutricionista.
Dados
O levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) citou que em 2023 os produtos da páscoa estão caros, fato que denota o aumento de 13,9% do preço do chocolate.
Já a pesquisa da HelloSafe Brasil, plataforma de comparação de produtos, divulgou que 80% dos brasileiros não irão comprar um ovo de páscoa neste ano de 2023. A HelloSafe Brasil abordou 2.248 cidadãos de 1º até 17 de março.