Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pele preta: os cuidados essenciais para um bom skincare

Será que a pele preta não envelhece mesmo? E o laser, pode usar? Dermatologista responde às principais questões e elenca os cuidados certos

16 ago 2022 - 10h06
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba como cuidar da pele preta
Saiba como cuidar da pele preta
Foto: Alto Astral

Se você já ouviu falar que a pele preta dispensa cuidados por ser mais forte e resistente, saiba que isso é totalmente mito — e racista! Isso porque, independentemente da cor ou textura, todas as peles precisam de uma rotina de beleza diária para se manterem saudáveis e bonitas.

Ou seja, a pele preta precisa, sim, do bom e velho skincare! E mais do que isso: ela requer passos apropriados para que esses cuidados sejam realmente efetivos. Foi pensando nisso que ouvimos o dermatologista André Moreira para desmistificar o assunto e ensinar o tratamento correto. Vem ver!

Protetor solar

Justamente por causa daquela lenda de ser resistente, é comum acreditar que essa pele não precisa de fotoproteção e isso é um grande (e perigoso!) erro. "Ainda que não tenha sol, o protetor solar deve ser usado no rosto, colo, pescoço, orelhas e nas mãos. Os raios UVA tem efeitos nocivos e provocam rugas e flacidez, enquanto os raios UVB são os temidos causadores do câncer de pele", lembra o especialista.

A hidratação deve fazer parte da rotina de skincare da pele preta
A hidratação deve fazer parte da rotina de skincare da pele preta
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Pele preta não envelhece

Segundo o médico, envelhece sim! Logo, requer cuidados, sobretudo na hidratação. Com a perda do colágeno, a flacidez começa dar às caras inevitavelmente.

Por isso, para retardar esse processo, a dica é caprichar na hidratação com cremes e também bebendo bastante água. Depois, se isso for um incômodo, reposição de colágeno e aplicação de botox devem ajudar, viu?

O laser está liberado

De acordo com o dermatologista, o laser pode, sim, ser aplicado na pele preta. Contudo, o procedimento deve ser indicado, avaliado e feito por um profissional capacitado. "A pele tem características próprias, sendo preciso ter cuidado para não formar queloides, manchas e queimaduras", alerta.

Bons cuidados, bons resultados

É sempre bom lembrar que para alcançar bons resultados, vários cuidados são necessários, viu? Na parte do skincare, André ressalta a importância de uma boa limpeza diária, sobretudo após usar maquiagem.

Para além da rotina de pele, o estilo de vida também é importante. Por isso, ele recomenda uma alimentação saudável e exercícios físicos. Cuide-se!

Fonte: André Moreira, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pós-graduado em doenças do cabelo e das unhas e Mestre em oncodermatologia e dermatoscopia pela Universidade de Graz, na Áustria, à frente da Clínica ADA.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade