Pele ressecada: veja cuidados importantes para manter no frio
Caprichar e acertar no skincare é ainda mais importante durante o frio; veja outras etapas essenciais para evitar a pele ressecada
Em períodos de temperaturas mais baixas, o problema da vez é a pele ressecada. O frio traz a sensação de "repuxar" o rosto, mas não só isso. Ele também pode piorar algumas doenças como alergias, dermatites e rosáceas.
Para evitar tudo isso, é de regra manter uma boa rotina de skincare. Caso você não possua um cronograma de cuidados para dias gelados, nós te ajudamos. Confira dicas da dermatologista Juliana Neiva e dê um basta ao ressecamento!
Hidratação é a prioridade
O primeiro passo para evitar a pele ressecada no frio é justamente ter produtos que serão seus aliados. Para isso, Juliana indica priorizar produtos que contenham ativos de hidratação como o ácido hialurônico, o alfa bisabolol, a aquaporina e a ceramida (esse último é mais indicado para o corpo).
Fora isso, o indicado é continuar com a mesma rotina de skincare usual. "A recomendação é manter a rotina de skincare com o passo a passo correto, iniciando pela higienização de manhã e à noite com o uso de um sabonete para o rosto adequado para o tipo de pele", diz a especialista.
Outro produto que não deve ser deixado de lado durante o outono e o inverno é o protetor solar. "É importante lembrar que o protetor solar continua obrigatório e seu uso é diário, já que hoje nós temos que nos proteger contra a luz das telas também. Então, a rotina de reaplicação continua a mesma: de 3 a 4 horas mesmo em ambientes internos", explica Juliana.
Quanto ao banho, a especialista recomenda evitar ficar muito tempo debaixo da água e caprichar na hidratação. "Para o corpo, sugiro que seja feita em pelo menos duas etapas: com sabonete líquido, gel de banho ou óleo de banho com tecnologia sindética. Depois, realize hidratação com loções ou cremes hidratantes até 3 minutos após o banho. O ideal é o hidratante mais neutro com ativos como aloe vera e óleos vegetais, compondo a hidratação com os ativos já citados", completa.