"Perigos da internet": muitos pais sentem medo ou não sabem como lidar, mas essa especialista orienta o que fazer para proteger os seus filhos
Especialista dá dicas para garantir a segurança das crianças na internet com diálogo, limites claros e presença ativa dos pais.
Hoje em dia, a internet faz parte da rotina de crianças e adolescentes como nunca antes — seja para estudar, conversar com os amigos ou se divertir. Mas, junto com o entretenimento, também surgem os riscos desse ambiente virtual: exposição a conteúdos inadequados, golpes, cyberbullying e até aproximação de pessoas mal-intencionadas. É aí que bate a dúvida (e, muitas vezes, o medo): como proteger os filhos nesse universo tão amplo e cheio de armadilhas?
Embora pareça difícil, a especialista Alessandra Rameth, psicóloga integrante da AfroSaúde, afirma que é possível garantir mais segurança online — e que o primeiro passo é a informação. Veja o que todo responsável precisa saber sobre os perigos da internet e quais atitudes fazem toda a diferença na hora de proteger crianças e adolescentes — sem precisar recorrer a proibições radicais.
Os riscos do livre acesso à internet para crianças e adolescentes
Dar um celular ou tablet para uma criança pode parecer uma solução prática — especialmente quando a tecnologia está tão presente no nosso dia a dia. Mas o livre acesso à internet exige atenção. Apesar de ser uma ferramenta cheia de possibilidades, o ambiente digital também esconde perigos que nem sempre são visíveis a olho nu.
...
Veja também
Crianças com melhores habilidades sociais têm pais que fazem essas sete coisas
Pais de crianças com alta inteligência emocional nunca usam essas 3 frases com os filhos