Pesquisa analisa efeitos da vitamina D em força muscular de atletas
Também é conhecida pela formação das fibras musculares
Diversos especialistas citam a vitamina D como essencial para manutenção e aumento da força muscular. Sendo assim, o estudo que está disponível na revista médica The Journal of Strength and Conditioning Research analisou os efeitos da vitamina D em força muscular de atletas.
Veja os efeitos da vitamina D em força muscular de atletas
Quem liderou esse estudo foi o quarteto de estudiosos Chien-Ming Chiang, Ahmed Ismaeel, Rachel Griffis e Suzy Weems, do Departamento de Ciências da Nutrição da Baylor University, dos Estados Unidos.
O primeiro "passo" foi a pesquisa bibliográfica por meio dos dados da PubMed, MEDLINE e Scopus juntamente com ensaios clínicos randomizados (ECR), que verificaram as concentrações séricas de vitamina D e a força muscular em sujeitos saudáveis de 18 até 45 anos. Quem mediu a qualidade foi a escala PEDro.
Logo na sequência, essa equipe já constatou que houve novidades da vitamina D para melhora da força muscular. Que, inclusive, em um experimento há citação do acréscimo de 19% dessa suplementação na força isométrica no quadríceps.
Em contrapartida, esses pesquisadores identificaram que vitamina D2 pode soar como ineficaz para proposta de força muscular em desportistas com base nos estudos revisados.
Por fim, deve se levar em consideração a quantidade limitada de pesquisa sobre esse tema, ou seja, são necessários outras investigações para validar essas relações.
A visão da especialista
"O texto destaca a importância de ensaios clínicos randomizados para determinar doses ideais. Considerar as diferenças entre gêneros, ampliar a inclusão de atletas e monitorar cuidadosamente a possibilidade de efeitos colaterais. Além disso, ressalta a importância da padronização nas avaliações do status de vitamina D e força muscular. Para avançar no entendimento dessa relação", finaliza em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista do Hospital São Marcelino Champagnat Marcella Oliveira.