Pesquisa descobre que ciclo menstrual afeta o desempenho cognitivo; entenda
Pesquisadoras da Universidade da Califórnia fizeram diversas análises no cérebro durante as variações hormonais do ciclo menstrual e chegaram à conclusão que ocorrem modificações
Já reparou que, antes da menstruação descer, você se sente meio fraca, cansada, repleta de dores e, muitas vezes, tem que aguentar aquela dor de cabeça chata? Pois é. Um estudo de 2024 descobriu que o ciclo menstrual afeta o desempenho cognitivo, então esses sintomas não são sua imaginação. Leia mais abaixo para entender:
Ciclo menstrual afeta o cérebro
Pesquisadoras da Universidade da Califórnia fizeram diversas análises no cérebro durante as variações hormonais do ciclo menstrual. Desta forma, chegaram à conclusão que algumas partes do órgão, o volume das massas cinzenta e branca e do líquido que o envolve (cefalorraquidiano) modificam-se conforme as fases passam. Mais especificamente, a progesterona faz com que o tecido cerebral aumente e o líquido cefalorraquidiano diminua. Esta foi a primeira vez que a ciência conseguiu comprovar as mutações de todo o cérebro durante os ritmos hormonais do período.
O que se sabia até agora...
Anteriormente, o que se sabia, era graças à uma pesquisa de 2020, publicada na revista NeuroImage. Nele, os cientistas detectaram que a progesterona causa mudanças no volume do lobo temporal medial no cérebro humano. Nele, compararam também o cérebro de uma mulher com o ciclo menstrual natural com o de outra que era interrompida pela atuação do contraceptivo. Neste último caso, as alterações cíclicas incitadas pelo hormônio se anulavam.
Remédios naturais para aliviar a cólica menstrual
Diversas mulheres costumam chegar ao seu período ovulatório e sentir cólicas. Só que antes de pensar no remédio, por que não optar por opções menos artificiais para tentar melhorar? Abaixo, você confere três remédios naturais que podem te ajudar a melhorar sua cólica menstrual.
Óleo essencial de gerânio: Também conhecido como óleo essencial amigo da mulher, o óleo essencial de gerânio possui linalol em sua composição, que auxilia na redução de incômodos físicos. Ademais, diversas pessoas acreditam que ele contribui para o empoderamento e reconexão feminina, além de trabalhar a autoestima e o autoperdão. A professora de yoga e terapeuta ocular, Luiza Carisio, indica espalhar algumas gotinhas perto do ventre quando estiver com cólica.
Chá de camomila in natura: A camomila contém propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Sendo assim, o chá de camomila pode ajudar a relaxar os músculos uterinos e aliviar a dor das cólicas menstruais. Para isso, adicione uma colher (chá) de flores de camomila secas em uma xícara com água quente. Deixe em infusão por alguns minutos, coe e beba.
Leite feminino: Outra alternativa que Carisio oferece é a bebida que chama de leite feminino. A mistura leva leite de amêndoas morno, canela em pó, açúcar mascavo ou tâmara. Mas por que? Primeiramente, segundo especialistas as amêndoas são ricas em ácidos graxos de origem vegetal e possuem propriedades anti-inflamatórias. O açúcar mascavo, por sua vez, conta com nutrientes que ajudam a repor os fluidos perdidos durante a menstruação. E, por fim, a tâmara contém antioxidantes que contribuem para a diminuição de inflamações e dores - inclusive, utilizam ela até para facilitar o trabalho de parto da mãe. Segundo Luiza, a mescla é sinônimo de acolhimento nos momentos de cólica. e leia a matéria completa