Pesquisadores analisaram 280 amostras de água engarrafada. Apenas uma das marcas estava livre de microplásticos
Segundo estimativas, podemos ingerir cerca de 262 microgramas de partículas de plástico por ano
Melhor sabor e cheiro e por questões de saúde. Esses são os dois principais motivos pelos quais as pessoas bebem água engarrafada, de acordo com um estudo da Universidade Autônoma de Barcelona. No entanto, isso é incompatível com uma coisa: a água engarrafada não é apenas muito mais cara do que a água da torneira, mas agora sabemos que ela também contém micro e nanoplásticos em quantidades muito maiores do que as estimadas.
O estudo: pesquisadores da Universidade de Columbia testaram três marcas populares de água engarrafada nos Estados Unidos (cujos nomes não foram divulgados) em busca de micro e nanoplásticos. Para isso, eles usaram uma nova técnica chamada microscopia de dispersão estimulada por Raman, baseada na sondagem das amostras com dois lasers simultâneos sintonizados para ressoar moléculas específicas.
Ao analisar sete plásticos comuns, os pesquisadores desenvolveram um algoritmo para interpretar os resultados. De acordo com Wei Min, co-inventor da técnica e coautor do estudo, "uma coisa é detectar e outra é saber o que está sendo detectado".
O estudo descobriu que um litro de água engarrafada contém 240.000 fragmentos de plástico detectáveis, 10 a 100 vezes mais do que as estimativas anteriores. Especificamente, os pesquisadores afirmam ter encontrado entre 110.000 e 370.000 fragmentos de plástico em cada litro, 90% dos quais eram nanoplásticos. A esse respeito, é importante lembrar a diferença entre microplásticos e nanoplásticos:
...
Veja também
Água: propriedades, quantidade ideal e benefícios
Água com gás faz mal? Essa especialista fala das vantagens e desvantagens da bebida
Cura a ressaca? Desvende 7 mitos sobre a água tônica
Para perder barriga você precisa beber essa quantidade de ml de água todo dia de manhã