Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisas apontam que coletor menstrual pode prevenir infecções

Uso do coletor menstrual está associado à manutenção da saúde da microbiota vaginal e a proteção de infeções sexualmente transmissíveis

16 ago 2023 - 15h00
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários

A saúde íntima feminina é um assunto sempre em voga. Graças ao amplo debate que a temática foi ganhando ao longo dos anos, é cada vez maior o número de mulheres que se preocupam com sua segurança e bem-estar menstrual. Com essa onda, itens como o coletor menstrual também alcançaram sua popularidade.

O coletor menstrual é uma alternativa para o uso de absorventes -
O coletor menstrual é uma alternativa para o uso de absorventes -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Além de econômicos e serem uma alternativa ao absorvente descartável, estudos científicos apontam que o coletor menstrual apresenta benefícios para a saúde. Intitulada "O uso de copos menstruais está associado à manutenção da microbiota vaginal saudável: estudo longitudinal prospectivo", a pesquisa foi conduzida por brasileiras e publicada na Revista Placenta e Medicina Reprodutiva, vol 2.

O estudo acompanhou mulheres saudáveis por dois anos para investigar a relação entre o uso de coletores menstruais e a saúde da microbiota vaginal. Foi constatado que o uso contínuo não afetou negativamente a microbiota vaginal. Também foi observada uma manutenção mais saudável dessa comunidade microbiana.

Mais liberdade e saúde para quem usa

As participantes do estudo também relataram conforto e liberdade durante o período menstrual, bem como uma redução na ocorrência de infecções vaginais. Mariana Betioli, que é obstetriz especializada em saúde íntima, explica que o motivo para isso se dá pelo uso do item, que deixar a vulva arejada, e por conta do material.

"Por serem produzidos em silicone, um material inerte, os coletores não afetam o pH da vagina, mesmo em contato direto com o corpo. Além disso, diferente dos absorventes internos, os coletores não absorvem os lactobacilos e os fluidos naturais do corpo além do sangue, preservando a lubrificação da região e suas defesas naturais", reforça a especialista.

Outro estudo realizado com jovens no Quênia, analisou o impacto do fornecimento dos coletores menstruais para alunas em idade menstrual em escolas. A pesquisa concluiu que alunas que utilizavam coletores menstruais mostraram, além de um microbioma vaginal mais saudável, uma redução notável na incidência de vaginose bacteriana e uma menor incidência de infecções sexualmente transmissíveis em comparação com aquelas que usavam produtos convencionais.

"O surgimento de infecções sexualmente transmissíveis e o equilíbrio da microbiota vaginal estão diretamente conectados", conta Betioli, que também é CEO da Inciclo. "Uma vagina saudável tem bactérias boas e lactobacilos que a protegem e deixam mais resistentes a possíveis microrganismos que causam IST", complementa.

Vantagens do coletor menstrual

Segundo a especialista, diversos motivos podem gerar uma disbiose na região, como baixa imunidade, alterações hormonais e higienização inadequada.

Além disso, o uso de absorventes também podem causar problemas. "Quando se usa absorvente externo, a vulva fica abafada e em contato com o sangue, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias, que acabam desequilibrando a flora e aumentando o risco de infecção. E no caso dos absorventes internos o desequilíbrio da microbiota acontece pela alteração do pH vaginal", explica. 

Por fim, Mariana também ensina a como escolher o melhor coletor menstrual. "Opte pelos que são feitos 100% em silicone medicinal hipoalergênico e sem corante. Produtos feitos com plástico, TPE, látex e com alguns corantes podem prejudicar a saúde íntima", diz a obstetriz.

Mas fica o alerta: apesar de os coletores ajudarem a diminuir o risco de contrair ISTs, é fundamental o uso de preservativos durante relações sexuais, tudo bem?

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade