Pessoas com altas habilidades intelectuais muitas vezes têm esse problema e nem sequer sabem disso
A "armadilha da inteligência" pode ter efeitos catastróficos, como aconteceu com Steve Jobs.
Em 2019, foi publicado um estudo que buscava explicar por que os cérebros mais brilhantes cometem os erros mais graves. Segundo o jornalista inglês David Robson, especialista em neurociência e psicologia, isso se deve à chamada "armadilha da inteligência", um padrão de comportamentos e atitudes que leva pessoas instruídas e objetivamente mais inteligentes que a maioria "a agir de forma irracional por causa de sua capacidade intelectual e não apesar dela", explicou ele em seu livro A armadilha da inteligência: por que pessoas inteligentes fazem coisas estúpidas e como evitá-las.
Ser inteligente nem sempre torna a vida mais fácil. Como apontado pela BBC, "a realidade é que maior inteligência não significa maior capacidade para tomar decisões apropriadas; na verdade, em alguns casos, pode tornar as decisões ainda piores". Isso ocorre, segundo Keith Stanovich, porque a capacidade de tomar decisões corretamente não está necessariamente relacionada à inteligência.
Além disso, pessoas muito inteligentes, mesmo com altas habilidades intelectuais, possuem o chamado "ponto cego do viés cognitivo": elas são incapazes de perceber suas próprias falhas e costumam ser guiadas excessivamente por seus instintos. É nesse ponto que entra a armadilha da inteligência.
A armadilha da inteligência no caso de Steve Jobs
...
Veja também
Ansiedade não é apenas ter crises, ela pode se apresentar dessas 5 formas, segundo a psicologia
Crise de ansiedade: 12 sintomas antes de um episódio
Você sabe lidar com uma pessoa narcisista? Esse teste rápido pode revelar a verdade
Pessoas com altas habilidades intelectuais muitas vezes têm esse problema e nem sequer sabem disso