Pessoas profundamente egoístas têm esses sete comportamentos sem saber que eles as impedem de ter relacionamentos saudáveis
Quando pensamos apenas em nós mesmos, podemos acabar perdendo muitos relacionamentos ao longo do caminho.
O egoísmo, por si só, não é algo negativo, embora tenha uma conotação social bastante desfavorável. O psicólogo Javier Arza Magra, do PsyBilbo, ressalta que "é um comportamento necessário para o nosso próprio bem-estar físico, mental e emocional".
Em algumas situações, ser egoísta pode ser a atitude mais generosa e saudável, pois isso está relacionado a exigir ser tratado com respeito, estabelecer limites e evitar ser manipulado. O problema surge quando o egoísmo se torna excessivo e a pessoa passa a ignorar as necessidades e sentimentos dos outros.
Existem vários sinais de alerta que indicam quando alguém é profundamente egoísta. Esses sinais dificultam tanto a manutenção de relacionamentos profundos quanto o estabelecimento de novas conexões. Obviamente, nem todos os comportamentos estão incluídos aqui, mas esta lista ajuda a identificar padrões de personalidade que caracterizam uma pessoa egoísta.
1. Falta de empatia
Quando alguém não tem empatia, demonstra dificuldade em se colocar no lugar do outro e compreender seus sentimentos. Na verdade, a falta de empatia é um fator essencial para entender, em termos psicológicos, o comportamento de uma pessoa profundamente egoísta. Segundo especialistas, pessoas egoístas tendem a priorizar suas próprias necessidades e desejos em detrimento dos demais.
...
Veja também
Cinco frases tóxicas usadas por pessoas egoístas e como lidar com elas, segundo um psicólogo
Egoísmo pode ser bom para a saúde mental