Pessoas que cresceram sem a atenção dos pais na infância podem apresentar esses 6 comportamentos
Especialistas revelam como a falta de atenção dos pais na infância pode impactar o comportamento na vida adulta.
Crescer sem a atenção necessária dos pais pode gerar traumas que vão além das lembranças da infância. A ausência de apoio, carinho ou até mesmo gestos de reconhecimento pode influenciar o comportamento de um adulto de maneiras que, muitas vezes, passam despercebidas.
Isso pode se refletir em dificuldades para estabelecer vínculos afetivos ou em comportamentos que demonstram insegurança. O MinhaVida entrevistou as especialistas Larissa Fonseca (psicóloga) e Tatiana Cicerelli (pediatra), que esclareceram os comportamentos mais comuns de pessoas que cresceram sem a atenção dos pais na infância.
1. Dificuldade em estabelecer relacionamentos saudáveis
Crescer sem um ambiente afetivo pode gerar medo de rejeição e dificuldade em confiar nos outros. "Alguns adultos desenvolvem um apego excessivo, buscando proximidade constante, enquanto outros evitam vínculos afetivos para não se machucar", explica a Dra. Tatiana. Ambos os extremos refletem em uma luta para equilibrar proximidade e proteção emocional.
2. Baixa autoestima e insegurança
A sensação de não ser "bom o suficiente" é recorrente. Muitas dessas pessoas precisam de validação externa para se sentirem valorizadas. "A autoestima fragilizada costuma ser fruto de anos sem receber o reconhecimento ou carinho esperado na infância", destaca a pediatra.
3. Busca excessiva por aprovação
...
Veja também
Pessoas que cresceram sem a atenção dos pais na infância podem apresentar esses 6 comportamentos
Se você quer se sentir feliz nessa virada de ano, precisa tomar essas 7 atitudes em dezembro
A ciência descobriu o prazo de validade de um ser humano e é menos do que pensávamos
8 hábitos diários que as pessoas felizes seguem para crescer pessoalmente