Pessoas que cresceram sem amigos na infância podem apresentar esses 5 comportamentos sem saber, diz a psicologia
A falta de relações saudáveis com outras crianças na infância tem desdobramentos emocionais importantes na fase adulta, segundo psicóloga
Crescer sem amigos durante a infância é mais do que uma simples ausência de companhias para brincar. Essa experiência pode ter impactos profundos no desenvolvimento emocional e social, moldando comportamentos e crenças que se manifestam, muitas vezes, de forma inconsciente na vida adulta. A psicóloga Lizandra Arita, da Clínica Mantelli, explica que "as relações interpessoais formadas na infância desempenham um papel fundamental na construção de nossa visão de mundo e de nós mesmos".
Quando essas interações são limitadas ou inexistentes, padrões emocionais disfuncionais podem surgir…
Como a ausência de amigos na infância impacta a vida adulta
A infância é um período crucial para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Durante essa fase, as interações ajudam as crianças a aprenderem a lidar com conflitos, a estabelecerem limites e criarem vínculos afetivos. Quando essas experiências são ausentes, podem surgir consequências que se estendem à vida adulta (mesmo que a pessoa nem note), como dificuldades em formar conexões significativas e problemas em lidar com as próprias emoções.
"Sem a vivência de trocas naturais com amigos na infância, é comum que adultos desenvolvam relações baseadas em contratos implícitos disfuncionais", aponta Arita. "Por exemplo, alguém pode se colocar sempre na posição de 'cuidador' ou de 'vítima', perpetuando jogos psicológicos inconscientes que reforçam a falta de autenticidade nas conexões interpessoais", explica.
...
Veja também
Rússia aprova medida polêmica para aumentar a natalidade do país: é proibido falar em não ter filhos
Pessoas sem amigos próximos têm esses oito comportamentos sem nem perceber
Se você quer que seu filho te obedeça, precisa incluir essas 6 práticas na rotina da família
Se você quer que seu filho te respeite quando adulto, precisa acabar com estes 7 hábitos