Pessoas que cresceram sem disciplina tendem a apresentar esses 5 comportamentos quando adultos
A falta de disciplina na infância pode impactar nas tomadas de decisão da vida adulta e na procrastinação
Como explicou a psicóloga Úrsula Perona, a disciplina é "fundamental no processo educacional", pois ensina conceitos como autocontrole, regras e limites, necessários para as crianças, mesmo em uma abordagem de educação gentil. De acordo com Lucie Cluver, professora de serviço social para crianças e famílias da Universidade de Oxford na Unicef, a disciplina positiva "pode ajudar os pais a promover relacionamentos positivos com seus filhos e ensinar-lhes habilidades como responsabilidade, cooperação e autodisciplina".
Mas o que acontece quando crescemos sem disciplina? Segundo a psicologia, ao chegarmos à vida adulta, podemos desenvolver comportamentos que dificultam nosso crescimento pessoal e podem se tornar um obstáculo para o nosso desenvolvimento pessoal.
1. Dificuldade para iniciar e manter novas rotinas
As rotinas ajudam as crianças a desenvolver disciplina e responsabilidade, pois oferecem uma estrutura e previsibilidade que facilitam o enfrentamento do dia a dia. Por isso, as escolas adotam horários definidos.
No entanto, quando não somos disciplinados desde a infância, é comum que a criação e a manutenção de novas rotinas se tornem um desafio ao longo da vida. Por exemplo, pode ser difícil manter um horário regular de sono ou gerenciar as horas de trabalho. Esse descontrole pode gerar estresse, pois a falta de organização tende a favorecer o surgimento desse problema.
2. Dificuldade para controlar impulsos
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
O que significa quando alguém está sempre com o celular no modo silencioso, segundo a psicologia