Pessoas que tiveram muita responsabilidade desde cedo costumam apresentar esse comportamento, segundo psicóloga
Essa atitude pode, inclusive, aumentar os níveis de estresse e prejudicar as relações e o comportamento no trabalho; entenda
Crianças que assumem grandes responsabilidades na infância podem, frequentemente, carregar para a vida adulta comportamentos moldados por essa experiência precoce, de acordo com a psicologia.
Ou seja, por terem que lidar com responsabilidades desde cedo, essas pessoas podem não conseguir, na vida adulta, se verem livres de padrões de ação que foram úteis para elas quando ainda eram pequenas.
De acordo com a psicóloga Lizandra Arita, da Clínica Mantelli, existe, inclusive, um comportamento específico muito comum na maioria dessas pessoas. Sabe qual é?
Responsabilidade na infância e dificuldade em delegar tarefas
Um dos principais desafios relatados por essas pessoas que tiveram muitas responsabilidades na infância é a dificuldade em delegar tarefas. Lizandra explica que, por aprenderem a confiar apenas em si mesmas, essas pessoas acreditam que os outros não são capazes de desempenhar as atividades com a mesma qualidade.
"Essas crianças, que cresceram assumindo grandes responsabilidades, muitas vezes se tornaram adultas que centralizam tarefas. Elas sentem que, para garantir um bom resultado, precisam fazer tudo sozinhas", afirma Lizandra.
Esse comportamento é comum em ambientes de trabalho, onde a pessoa prefere lidar com todas as etapas de um projeto em vez de confiar que os colegas possam executá-las com a mesma precisão.
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Os melhores lugares da casa para colocar a Zamioculca, uma das plantas mais fáceis de cuidar
Se você responder "sim" a essas 15 perguntas, é provável que você sofra de dependência emocional
Seis sinais de que você está sendo uma pessoa exaustiva segundo a psicologia