5 acontecimentos na infância do cachorro que podem mudar a química do cérebro dele
Alguns cuidados são imprescindíveis com a rotina de um filhote de cachorro, ou pequenos erros podem transformar negativamente a vida do animal.
Lidar com um filhote de cachorro é muito delicado e requer muitos cuidados. Isso porque, embora poucas pessoas tenham consciência, qualquer pequeno erro na criação do pet pode influenciar na personalidade do animal e, consequentemente, na maneira como ele vai se comportar na fase adulta. A seguir, confira 5 acontecimentos da infância canina que podem ter um grande impacto na vida do cãozinho a longo prazo!
1) O abandono pode deixar o cachorro traumatizado para sempre
Não tem cena mais triste do que ver um cachorro abandonado nas ruas, principalmente se for um filhotinho. O que poucas pessoas têm ideia é que o abandono costuma desencadear um grande trauma nos animais. Afinal, o pet é deixado na rua, um lugar completamente desconhecido e sem nenhuma referência familiar. Como se isso não bastasse, ele ainda fica exposto a vários problemas como acidentes, doenças e maus-tratos.
Então, sim: abandonar um cãozinho, ainda mais nessa fase inicial da vida, tem altas chances de deixar um cachorro traumatizado para sempre. No futuro, isso pode inclusive deixar o animal com um medo exacerbado e acarretar na ansiedade de separação, pois o doguinho fica com um grande receio de ser abandonado novamente.
2) Situações de maus-tratos também alteram a química do cérebro do pet
Ninguém gosta de ser maltratado, e isso também vale para os animais de estimação. Agressões físicas, como bater, acorrentar ou mutilar, são situações que podem afetar bastante os cães,…