5 alimentos que seu cachorro não deve comer de jeito nenhum
Depois da polêmica com Sylvester Stallone, veterinária explica que alguns alimentos podem problemas graves nos animais
Após deixar o cachorro de estimação subir na mesa e comer do seu prato dele durante as gravações do novo reality show "The Family Stallone", o ator Sylvester Stallone recebeu críticas tanto da esposa e das filhas, quanto de diversos internautas. Isso porque certos alimentos e ingredientes podem causar problemas graves de saúde nos animais.
A médica veterinária Renata Pinheiro, da plataforma de saúde e bem estar de cães e gatos Guiavet, alerta sobre o perigo de dar comida de humano para os bichinhos, pois eles podem desenvolver doenças graves como arritmias e problemas neurológicos, levando inclusive ao óbito.
Confira quais alimentos não dar para o seu cãozinho.
Chocolate
O chocolate possui as substâncias teobromina e cafeína, que são estimulantes e não são processados de forma adequada nos organismos dos peludos. Por isso, eles podem apresentar arritmias e problemas neurológicos graves, além de episódios de vômitos, diarréias e pancreatite devido à alta concentração de gorduras e açúcares.
“É fundamental que um animal que tenha consumido chocolate, mesmo que em pequenas quantidades, faça uma visita ao veterinário para garantir que está tudo bem”, alerta Renata.
Uva e uva passa
Tanto as uvas comuns quanto as uvas passas estão proibidas na dietas dos cães em qualquer quantidade, sendo que uma única uva pode causar uma falência renal em um cãozinho.
“Elas apresentam uma substância chamada salicilato, que causa diminuição do fluxo sanguíneo para os rins, levando o cãozinho a um quadro de insuficiência aguda, então se o seu cachorro comer uva acidentalmente, procure orientação veterinária o quanto antes.”
Cebola
Muito comum na alimentação humana, a cebola possui uma substância chamada tiossulfato, que não é processada da mesma forma pelos cãezinhos. Essa substância causa a destruição dos glóbulos vermelhos e pode gerar um quadro de anemia intenso e agudo, inclusive levando o animal à morte.
“Nem em pequenas quantidades devemos oferecer cebola aos nossos pets ou alimentos que tenham sido temperados com esse ingrediente”, avisa a veterinária.
Alho
Apesar dos benefícios que traz aos humanos e de estar presente na culinária do dia a dia, o alho também apresenta tiossulfato, causando aos animais os mesmos danos da cebola. Por isso, não devemos oferecer aos nossos pets nada que tenha alho em sua composição.
Café
Dependendo da quantidade, a cafeína pode levar o pet a óbito. Mesmo em pequenas quantidades, o ingrediente é um potente estimulante e pode ocasionar alterações cardiovasculares e neurológicas. Por isso, não dê café ou alimentos que contenham cafeína ao seu pet.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.