5 coisas que você faz que deixam seu gato profundamente triste
Algumas atitudes dos tutores podem deixar o gato triste e até mesmo quebrar a confiança que ele tem em você. Entenda o que não fazer!
Um gato triste, desanimado e retraído dentro da própria casa é algo que dificilmente passa despercebido. Quando estão se sentindo meio pra baixo, eles demonstram esse sentimento com atitude como deixar de comer, se isolar e até fazer xixi fora da caixa de areia. No final das contas, não é tão difícil identificar se um gato está feliz ou não.
O que poucos tutores se dão conta é que algumas atitudes que parecem inofensivas podem contribuir para deixar o gato triste e até mesmo quebrar o vínculo e confiança dele. Curioso para saber quais são elas? Confira 6 coisas que você faz que podem deixar seu gato profundamente chateado!
1) Fazer carinho no lugar errado deixa o gato triste
Apesar de muita gente achar que os gatos não gostam de carinho, isso não é totalmente verdade. Assim como os cachorros, os gatos gostam de receber afeto e amor. A grande questão é que os tutores precisam saber exatamente onde fazer carinho no gato. Quando são acariciados em zonas "proibidas", o gato pode ficar bem incomodado e até reagir com certa agressividade.
Mas quais são os lugares que os gatos geralmente não gostam de receber carinho? A resposta pode variar muito dependendo das preferências do felino. No entanto, de maneira geral, os gatos não gostam de receber carinho em lugares sensíveis, como na barriga, rabo e patinhas. Por outro lado, os lugares que os gatos mais gostam de receber carinho costumam ser acima da cabeça, entre as orelhinhas, no pescoço e na área do peito.
2) Mudanças bruscas na rotina deixam seu gato triste…