5 motivos apontados por experts para não usar a coleira para gato com guizo
A coleira para gato com guizo parece inofensiva, mas a verdade é que pode causar uma série de problemas comportamentais e até físicos.
A coleira para gato com guizo ainda é muito comum no universo felino. O guizo nada mais é do que uma espécie de sininho pendurado na coleira que sinaliza até o menor movimento, usado por muitos tutores para encontrarem o gato escondido em casa. Imagine ser uma pessoa tranquila e silenciosa e ter um objeto emitindo barulho constante próximo ao seu ouvido. Se já é incômodo para humanos, para os felinos pode ser ainda pior. A coleira para gato com guizo pode impactar significativamente a qualidade de vida do animal. É por isso que os veterinários e especialistas em comportamento felino não recomendam o uso de jeito nenhum. Veja a seguir os 5 motivos listados por experts para não usar uma coleira de gato com guizo.
1) O barulho do guizo da coleira para gato deixa o animal estressado
Imagina andar o dia todo com um sino pendurado no pescoço. Em algum momento, o chacoalho do sino com certeza vai te deixar incomodado e aflito com a situação, e o mesmo acontece com os felinos. O barulho do guizo na coleira para gatos pode ser uma experiência bastante estressante para o animal, o que pode afetar - e muito - a qualidade de vida dele. O gato estressado se sente menos à vontade na própria casa e tende a apresentar mudanças comportamentais que não refletem sua personalidade. A longo prazo, o estresse pode, inclusive, afetar a saúde do gato.
2) O guizo para gatos interfere no instinto de caça do felino
Apesar de domesticados, os bichanos ainda carregam consigo…