Calor intenso! Esses são os conselhos de um veterinário para cuidar do seu cachorro ou gato no verão
Para não ter um gato ou cachorro com calor dentro de casa no verão, é fundamental seguir algumas dicas de cuidados básicos. Confira!
Com a chegada do verão e das temperaturas elevadas, é natural se deparar com o gato e o cachorro com calor em casa, especialmente aqueles mais peludos ou de raças braquicefálicas. Os pets sofrem bastante no verão e, sem o cuidado devido, o calor pode até ser um perigo para a integridade física deles. Mas afinal, quais são as formas mais adequadas para refrescar seu animal de estimação? E como identificar se o calor está afetando o bem-estar do pet? Conversamos com a veterinária Manuela Coimbra para tirar essas e outras dúvidas, ela forneceu algumas dicas valiosas para preparar o pet para o verão.
Gato e cachorro com calor: sintomas precisam de atenção do tutor
É relativamente fácil identificar um gato ou cachorro com calor. Sintomas são bastante evidentes, o que facilita bastante perceber se ele está incomodado ou não com a temperatura do ambiente. O calor excessivo pode causar a hipertermia em cães e gatos, condição caracterizada pelo aumento anormal da temperatura corporal do pet. Por isso, é fundamental que os tutores saibam identificar o cão e o gato com calor. Sintomas são bem claros e devem servir de alerta para refrescar o pet o mais rápido possível. Veja como identificar:
- Respiração ofegante
- Apatia
- Boca aberta
- Salivação intensa
- Latidos e miados de desconforto
A alimentação pode refrescar o gato e o cachorro com calor
Assim como o calor pode tirar o apetite dos seres humanos, cães e gatos também podem apresentar resistência em se alimentar durante os dias mais quentes. No entanto, existem algumas maneiras de driblar esse comportamento e…