Como evitar um gato assustado com os fogos? Essa é a melhor solução, segundo especialistas
Gatos são animais sensíveis a ruídos altos e mudanças bruscas no ambiente e se assustam; para evitar que isso aconteça, siga algumas dicas.
As festas de fim de ano são um momento de celebração. O único problema é que o barulho dos fogos de artifício costuma ser uma experiência assustadora para os pets. Acredite: é muito comum ver um gato assustado, que tenta fugir e até se esconder, por causa dos fogos. Para ajudar o seu felino a passar por essa ocasião de forma mais tranquila, veja abaixo algumas dicas!
Gato assustado com fogos: por que isso acontece?
Gatos são animais sensíveis a ruídos altos e mudanças bruscas no ambiente. Enquanto os ouvidos humanos captam sons de aproximadamente 20.000Hz, os felinos têm uma sensibilidade auditiva muito maior, captando sons de até 65.000Hz, o que pode explicar por que eles têm tanto medo de fogos.
Um gato assustado pode reagir de forma intensa a sons altos, porque para eles esses estrondos são um tipo de ameaça. Então trata-se de um comportamento puramente instintivo: o medo, nesses casos, funciona como um mecanismo de defesa desses animais, fazendo com que o gatinho procure um refúgio o mais rápido possível.
Como identificar um gato com medo de fogos?
Não é difícil perceber os sintomas de gato com medo, principalmente quando esse medo é desencadeado pelo barulho de fogos de artifício. Os principais sinais para se atentar são:
- Gato se escondendo com medo em locais fechados, como debaixo de móveis ou atrás de cortinas;
- Tremores e respiração…