Como saber quando há algo errado com seu cão por meio das suas fezes?
Questões ligadas ao formato e consistência das fezes dos cães podem indicar problemas de saúde do animal; saiba como
Assim como ocorre com os seres humanos, certas doenças nos cães podem se manifestar, entre outras formas, por meio das suas fezes. Por isso mesmo, é sempre importante que os tutores estejam de olho para ver se há algo de estranho com elas.
"Fezes amolecidas podem significar algo que comeu e não fez bem, ou então alguma infecção intestinal mais grave, como é o caso de doenças virais comuns em cães, como a parvovirose. Já cocô com presença de parasitos podem significar que o animal deve tomar vermífugo", explica a médica-veterinária Aline Ambrogi.
Além disso, ela, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), explica que, se as fezes estiverem muito duras, é sinal de que o animal está desidratado ou bebe pouca água, podendo apresentar sinais de constipação. Quando há sangue, por outro lado, é indicativo de infecção grave, como a giardíase.
Então, como são as fezes saudáveis? De acordo com a médica-veterinária, elas devem ser ovaladas e amarronzadas, sendo que a quantidade e a cor podem variar de acordo com o que o animal come.
"Um animal que come uma ração com ingredientes de qualidade ruim faz mais cocô do que aquele que come uma ração de altíssima qualidade e que tenha em sua composição ingredientes de alta digestibilidade", explica.
Prevenção é importante
Para que seu animal e, consequentemente, as fezes dele, fiquem saudáveis, é preciso se prevenir e garantir que o cão tenha hábitos saudáveis. "Em geral, animais que comem bem, bebem bastante água, são vacinados e vermifugados, terão as fezes saudáveis", comenta Aline.
Além disso, sempre que houver qualquer mudança nas fezes do pet, é preciso levá-lo a um médico-veterinário para consulta e exames.
E quando os animais começam a comer as fezes?
Aline explica que esse comportamento de comer as próprias fezes, que preocupa muito tutores, pode ocorrer nos cães por várias razões.
"A primeira é quando há uma deficiência nutricional importante na dieta do animal e ele tenta repor esses nutrientes ingerindo as próprias fezes", explica. Assim, é muito importante a alimentação correta para esses animais.
Outra causa bastante comum é quando o animal tem esse comportamento para chamar a atenção do dono, sendo uma alteração de comportamento. Uma raça que costuma apresentar esse distúrbio comportamental é o Shih Tzu, de acordo com a especialista.