Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como saber se o gato é fêmea pela cor? A Ciência tem uma explicação curiosa

Apesar de parecer brincadeira, a ciência explica exatamente como saber se o gato é fêmea pela cor. Entenda como isso é feito.

7 abr 2025 - 13h10
Compartilhar
Exibir comentários

Você já ouviu dizer que é possível descobrir o sexo de um gato apenas observando a cor da pelagem dele? Pode parecer apenas uma crença popular, mas a verdade é que existe uma explicação científica por trás disso - e tudo isso está relacionado diretamente com a genética dos gatos. Então como saber se o gato é fêmea pela cor? Continue lendo para descobrir!

Gato macho ou fêmea: a relação entre a cor e o sexo dos felinos

A coloração do pelo dos gatos é determinada por genes que ficam localizados dentro dos cromossomos sexuais dos bichanos - mais precisamente, dentro do cromossomo X. Cada gato possui obrigatoriamente dois cromossomos sexuais: XX se for um gato fêmea, e XY se for um gato macho.

As cores do gato, por sua vez, são definidas pela melanina, que é dividida em eumelanina e feomelanina. Enquanto a eumelanina é a grande responsável por colorações escuras, como o preto e o castanho, a feomelanina é que produz tons de vermelho e laranja. Quando há uma mistura dos tons, surge o gato cinza, creme e dourado.

Por outro lado, o gato branco pode acontecer quando há três tipos diferentes de genes no DNA do animal: o gene da cor branca, o gene da mancha branca e o gene do gato albino. No gato tricolor e no gato bicolor, por exemplo, o branco se manifesta porque o pet possui o gene da mancha branca.

Como saber se o gato é fêmea pela cor?

Como as cores geralmente ficam contidas no cromossomo X, fica mais fácil deduzir o sexo do animal por…

Veja mais

Patas Da Casa Patas Da Casa
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade