Crime: mulher abandona 2 gatos e acaba identificada por microchip
Câmeras de segurança flagraram mulher deixando animais na porta de Centro de Controle de Zoonoses em Santa Cruz, no Rio de Janeiro
Uma mulher foi flagrada, por câmeras de segurança, abandonando dois gatos adultos na porta do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
O que ela talvez não tenha se dado conta, porém, é que um dos dois animais abandonados possuia microchip e, consequentemente, cadastro no SISbicho, onde foi possível identificar o nome de quem o bicho estava registrado.
Por conta disso, o Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA – Rio) está preparando um ofício para denunciar o caso na Polícia, já que no Brasil abandono de animais é crime.
A informação é de Ancelmo Gois, jornalista do jornal "O Globo”.
Crime com pena de 2 a 5 anos de reclusão
Um projeto de lei que obriga estabelecimentos veterinários, como clínicas, pet shops, creches e hotéis de pets, a exibirem alerta sobre maus-tratos em animais está tramitando na Câmara dos Deputados.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o projeto na última terça-feira, 5, em caráter conclusivo. Caso não haja recurso para ser votada em plenário, ele seguirá para o Senado.
Se aprovado, o projeto prevê que tanto estabelecimentos do ramo quanto rótulos de ração e artigos veterinários apresentem o alerta de que abandonar ou maltratar animais é crime e que, quando cometido contra cães ou gatos, a pena poderá ser de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda do pet. No caso dos estabelecimentos, o aviso deve incluir telefone para que os crimes sejam denunciados.