Dar banho em gato no verão é uma boa ideia? Saiba como refrescar os pets e entenda quando os banhos são indicados, segundo especialistas
O banho em gato gera muitas dúvidas nos tutores, principalmente quando as temperaturas aumentam e deixam o gatinho com calor. Veja o que fazer!
O banho em gato durante o verão é uma questão que pode levantar muitas dúvidas entre os gateiros! Assim como nós, os gatos sentem calor e podem sofrer com as temperaturas altas. Quando nós estamos suados e precisando nos refrescar, a primeira coisa que fazemos é tomar um banho bem geladinho. Por isso, é normal que nosso primeiro instinto seja proporcionar o mesmo para um gato de estimação que está passando calor. Mas será que isso é uma boa ideia mesmo? Entenda a seguir!
Pode dar banho em gato no verão?
Por mais que suas intenções sejam boas, o banho em gato no verão deve ser evitado! Na verdade, os banhos nunca são uma boa ideia para os felinos, independentemente da época do ano. Os gatos são animais que conseguem fazer sua própria limpeza sem qualquer tipo de ajuda externa.
O famoso banho de gato (quando ele passa sua língua pelo corpo) é mais do que suficiente para manter o pet limpo. Quando nós banhamos o bichano por estética, é muito provável que o animal vá se lamber novamente logo em seguida. Afinal, os gatinhos enxergam esse banho forçado como uma forma de se sujar, já que o banho retira o cheirinho natural desses animais.
Porém, esse nem é o maior motivo do por que não se pode dar banho em gato (filhote ou adulto). A maioria dos felinos não é muito fã de água e, por isso, podem ficar extremamente estressados quando…