Essas 6 atitudes do seu gato revelam se ele está estressado
O gato estressado normalmente tem algumas mudanças de comportamento, como isolamento, agressividade, falta de apetite e ciclo de sono irregular.
Mudanças na rotina, na dieta ou até mesmo a falta de um membro da família podem virar um gatilho que vai deixar o seu gato estressado. E, por mais que os bichanos sejam experts em disfarçar sentimentos, o comportamento dos gatos pode revelar muito sobre como eles realmente se sentem. Se você desconfia que tem um gatinho estressado em casa, veja a seguir 6 atitudes do pet que são comuns nesses casos — e também o que fazer para ajudar o seu amigo!
1) Sono irregular pode indicar um gato estressado
Um gato feliz e com qualidade de vida normalmente tem um sono bem regulado: não dorme demais, nem pouco. Gatos costumam dormir entre 12 e 16 horas por dia para manter o equilíbrio do organismo. Se o ciclo de sono do animal for muito inferior ou muito acima, pode indicar que tem algo de errado — e o estresse geralmente é o motivo por trás disso. Portanto, fique sempre atento às horas de sono do seu felino.
2) O gato estressado pode deixar de usar a caixinha corretamente
Não é exatamente comum ver o gato fazer xixi no lugar errado. Esses animais são conhecidos por serem muito higiênicos, e por isso recorrem naturalmente às caixas de areia para fazer suas necessidades. Mas, se por um acaso, você se deparar com o xixi ou cocô de gato fora da caixinha, é um sinal de alerta! Além de indicar problemas de saúde, esse também costuma ser…