Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lobos tiveram tempo para se autodomesticar e evoluir para cães modernos, revela estudo com simulação

Cachorros e lobos têm muitas características em comum, e a resposta pode estar na ancestralidade canina e na auto domesticação dos lobos. Entenda!

17 fev 2025 - 18h33
Compartilhar
Exibir comentários

Os cachorros são descendentes de lobos, e por isso a semelhança entre as espécies é tão grande. O ato de uivar e até mesmo a necessidade de seguir um "líder" da matilha é comum nos dois animais. Mas você já se perguntou se a domesticação dos cães têm alguma relação com a domesticação de lobos? De acordo com pesquisadores norte-americanos, a resposta é sim - e, inclusive, os próprios lobos teriam a capacidade de se autodomesticar e se transformar nos cães que conhecemos hoje. Entenda abaixo!

Estudo revela a possibilidade de autodomesticação dos lobos

Um estudo recente conduzido por uma equipe de pesquisadores de três diferentes universidades norte-americanas trouxe novas evidências de que os lobos tiveram tempo suficiente para se autodomesticar e evoluir para cães modernos. A pesquisa, publicada no periódico Proceedings of the Royal Society B, utilizou simulações computacionais para modelar esse processo evolutivo ao longo de milhares de anos - e o resultado foi surpreendente.

A evolução de lobos para cães modernos

Antes de tudo, é importante destacar que a estimativa é de que humanos e cães convivam em um relacionamento 'próximo' há aproximadamente 30.000 anos. A partir disso, nos últimos 15.000 anos, os humanos passaram a criar os cachorros de forma seletiva para desempenhar funções específicas, transformando-os em cães de trabalho, como é o caso de cães de pastoreio, cães policiais e cães de resgate.

Veja mais

Patas Da Casa Patas Da Casa
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade