O que há de diferente nos gatos bicolores? Conheça as particularidades dessa pelagem e raças comuns
O gato bicolor é aquele que tem mais de uma cor simultaneamente e várias raças podem nascer com esse padrão de pelagem. Veja algumas curiosidades!
O gato bicolor é aquele gatinho que apresenta mais de duas cores simultaneamente. Esse é o caso, por exemplo, dos frajolas, que são felinos que mesclam as cores preto e branco. Mas você já se perguntou o que há de diferente nos gatos bicolores? Tem curiosidade em saber como a pelagem de duas cores é formada e quais são as principais características desse grupo de animais? A seguir, confira algumas particularidades do gato bicolor e conheça raças de gato que costumam ter esse padrão de cores.
Como ocorre a pelagem do gato bicolor?
O gato bicolor pode apresentar uma certa variedade de cores. Eles podem ser preto e branco - popularmente conhecidos como gatos frajolas -, laranja e branco ou até mesmo cinza e branco. Mas o que será que determina esse padrão? A verdade é que a coloração bicolor está ligada à presença do gene S, que é responsável pela distribuição de manchas brancas ao longo do corpo.
Então, de maneira geral, quando um gatinho tem o gene S no seu DNA, ele vai ter uma cor sólida como base - que é o preto, laranja ou cinza - acompanhada de áreas despigmentadas, que podem variar entre pequenas e grandes manchas. O padrão mais comum costuma ser o do gato frajola.
As principais características dos gatos bicolores
Nem todo mundo sabe disso, mas a cor da pelagem do gato determina a personalidade dele, segundo cientistas. Pelo menos foi isso que uma pesquisa da Universidade da Flórida e Califórnia, nos Estados Unidos,…