Os segredos por trás do gato amarelo: 6 fatos curiosos que você precisa saber sobre essa cor
O gato amarelo chama a atenção de todos pela beleza única, e tem uma personalidade ainda mais encantadora. Veja alguns fatos curiosos sobre gatos dessa cor!
É difícil não se encantar pela beleza de um gato amarelo! Esses bichanos, que muitas vezes também são conhecidos como gatos laranjas, têm um charme especial e esbanjam simpatia. O que poucas pessoas sabem é que essa cor de gato está relacionada com alguns fatos bastante curiosos. Pensando nisso, reunimos 6 curiosidades sobre os gatos amarelos — ou laranjas — que você precisa conhecer!
1) A cor de gato amarelo tem ligação com o cromossomo X
Entender a genética das cores dos gatos nos ajuda a compreender como certas tonalidades, como a do gato amarelo, são formadas. A definição das cores está ligada à melanina presente no cromossomo X. A melanina é dividida em eumelanina, que produz cores escuras como o preto e castanho, e feomelanina, que produz tons amarelados e alaranjados — responsável pela cor final do gato laranja ou amarelo.
2) A maioria dos gatos laranjas são machos
Outro aspecto curioso da genética felina é que, em alguns casos, é possível 'deduzir' o sexo do gato por causa da cor dele. Até existe gato laranja fêmea, mas a grande maioria dos bichanos dessa cor são machos, por exemplo. Isso acontece porque para ser totalmente laranjinha, o gato precisa ter o gene da cor da laranja em todos os cromossomos X presentes.
Como o gato macho é XY — ou seja, precisa de um único gene laranja — e a fêmea é XX — necessitando de dois genes —, a cor laranja é muito mais comum em machos do que em fêmeas.
3) As listras do gato laranja são ativadas geneticamente
Todo gato…