Script = https://s1.trrsf.com/update-1738077909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parece que os cientistas finalmente descobriram o mistério do gato laranja

Depois de muitos anos de estudos, pesquisadores revelaram como a cor do gato laranja é formada. Entenda o que eles descobriram!

26 dez 2024 - 09h48
(atualizado às 14h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A cor do gato laranja sempre intrigou os cientistas. Isso porque, na maioria dos mamíferos, a coloração alaranjada tem relação com uma mutação que afeta o gene Mc1r; mas nos gatos não existe essa mutação. Então como surgiram os gatos laranjas? Para tentar desvendar esse mistério, um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, decidiu estudar a fundo a genética desses pets e publicou o artigo no portal científico bioRxiv.

Coincidentemente, outro grupo da Universidade de Kyushu, no Japão, também fez um estudo parecido, e os pesquisadores chegaram à mesma conclusão. A seguir, confira a explicação de onde vem a cor do gato laranja e os detalhes da descoberta!

A genética das cores dos gatos

Antes de tudo, é importante relembrar alguns conceitos básicos das aulas de biologia. As cores dos gatos estão ligadas aos cromossomos desses animais. É nessa estrutura (cromossomo) que fica armazenado todo o material genético dos pets, ou seja, o DNA deles. Vale lembrar que enquanto os machos possuem cromossomos XY, as fêmeas possuem XX.

Além disso, sabe-se que a coloração dos pelos dos gatos é definida pela melanina, e que a cor preta e a laranja estão ligadas especificamente ao cromossomo X. Em termos práticos, significa que os gatos machos só podem ser pretos ou laranjas, porque eles só tem um cromossomo X; enquanto…

Veja mais

Patas Da Casa Patas Da Casa
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade