Perigo invisível: esse bichinho "inofensivo" que mora na sua casa pode matar o seu gato em poucas horas
A doença da lagartixa em gatos é um problema bastante sério que pode atingir os felinos, mas que poucos tutores conhecem. Saiba mais sobre o quadro.
Gatos possuem um instinto natural de caça, que persiste mesmo após a domesticação. No entanto, o contato com alguns bichinhos pode ser bastante perigoso. Inclusive, é importante ter bastante atenção com isso, pois embora possa parecer inofensiva, existe uma espécie que representa um grande risco à saúde dos gatos. Para descobrir qual bichinho é esse e entender como manter seu gato protegido, continue lendo!
Mesmo que pareça inofensivo, existe um bicho que faz mal para gato
Algumas pessoas acreditam que os gatos podem ingerir lagartixas sem sofrer consequências, mas a verdade é que a lagartixa é um dos bichinhos mais perigosos para a saúde felina. Se o pet ingerir a lagartixa durante a caça, ele corre o sério risco de ser infectado por uma patologia gravíssima que é conhecida popularmente como a doença da lagartixa em gatos. Embora seja pouco conhecida entre os tutores, é importante ficar alerta e entender os detalhes desse quadro, que pode até mesmo ser fatal para os pets.
Doença da lagartixa em gatos é chamada de platinosomose
O nome certo da doença da lagartixa é platinosomose felina, e ela é causada pelo parasita Platynosomum fastosum, que é um verme. Esse parasita tem um ciclo de vida que depende de três hospedeiros intermediários e um hospedeiro definitivo. O primeiro hospedeiro intermediário é o caracol da terra; o segundo pode ser tanto besouros quanto percevejos; enquanto o terceiro pode ser uma lagartixa, um sapo ou um lagarto. Já o hospedeiro definitivo é sempre o gato.
…