Pessoas que convivem com gatos são menos ansiosas, revelam cientistas
Conviver com gatos pode trazer muitos benefícios, inclusive na saúde mental. Pesquisadores descobriram que esses animais ajudam na ansiedade.
A maioria dos gateiros afirma que os gatos ajudam na ansiedade. Mas será que isso é verdade? Bom, não dá para negar que acariciar a pelagem macia dos felinos parece ter um efeito calmante e que um miado de gato também é agradável de ouvir. Além disso, sentir aquele ronrom durante um carinho mostra que, na maioria das vezes, eles estão felizes só com a nossa presença - o que também nos proporciona bem-estar.
Ao longo dos anos, várias pesquisas se desdobraram sobre a relação entre os humanos e os animais domésticos, incluindo os gatos, e boa parte delas aponta que a adoção traz inúmeros benefícios para os tutores, principalmente para aqueles que sofrem de ansiedade. Reunimos algumas investigações para descobrir se felinos ajudam em transtornos psicológicos a seguir!
Gatos ajudam na ansiedade, aumentando o bem-estar dos tutores
Ao que tudo indica, os gateiros têm razão e uma pesquisa da Universidade do Texas realizada em 2008 mostra que sim, eles atuam como "gatos de suporte emocional", aumentando a sensação de bem-estar dos tutores. A investigação, que buscava analisar o vínculo de algumas famílias do sul do Texas com seus respectivos animais de estimação, concluiu que 44% dos tutores de gato sentiam mais segurança através dos seus felinos e que 80% dos tutores de cães e gatos encontravam muitos benefícios no companheirismo e amor incondicional dos pets.
Já o estudo Psychological Health in a Population of Australian Cat Owners (Saúde psicológica em uma população de proprietários de gatos australianos, em tradução livre),…