Piolho de cachorro: aprenda como identificar, tratar e prevenir o problema (com fotos)
Assim como pulgas e carrapatos, o piolho de cachorro é um parasita que pode se alojar na pele e pelagem do animal. Saiba mais!
Nem todo mundo sabe disso, mas às vezes o cachorro pega piolho e esses parasitas afetam bastante a qualidade de vida do animal, causando grande incômodo e possíveis complicações de saúde. Apesar de ser uma situação menos comum que as infestações de pulgas e carrapatos, esses insetos podem provocar coceira intensa, irritações na pele e até infecções secundárias. Então como identificar o piolho de cachorro?
A verdade é que muitos tutores têm dificuldade em reconhecer o problema e, por isso, acabam demorando para agir. Para te ajudar, reunimos as informações mais importantes sobre o assunto. A seguir, saiba tudo sobre o piolho de cachorro: principais sinais, formas de transmissão, tratamentos indicados e como prevenir!
O que é o piolho de cachorro?
O piolho de cachorro é um parasita que pode se alojar na pele e nos pelos do animal. Existem duas espécies de piolhos: o Trichodectes canis e o Linognathus setosus. A diferença entre eles é que o primeiro se alimenta do sangue dos cães, e o segundo se alimenta de restos celulares.
Também há uma pequena diferença de tamanho: o primeiro tem entre 1,5 e 2mm de comprimento, enquanto o segundo tem uma medida de aproximadamente 2,5mm. Eles são bem pequenos, mas, apesar do tamanho, ambos causam um grande desconforto no pet, levando a intensas coceiras em cachorro e outros sintomas desagradáveis. Diferente das pulgas, os piolhos não pulam e se movimentam mais lentamente, então acabam sendo mais fáceis de identificar
Como o cachorro pega piolho?
Muitos tutores têm dúvidas sobre como ocorre esse tipo de infestação, e a verdade é que a transmissão acontece principalmente pelo contato direto com outros cães infestados. Ou seja, o cachorro pega piolho geralmente em canis,…