Por que cachorro boceja tanto ao se aproximar do tutor?
Para um humano, bocejar significa sono ou tédio. Já para um cão... nem sempre!
Ainda que homens e cachorros convivam há muito tempo, a linguagem corporal dos cães segue sendo mistérios para muitos. Você já parou para pensar – e entender – por qual motivo seu animalzinho de estimação boceja quando chega perto de você?
Em 1997 a treinadora canina Turid Rugaas escreveu o livro "On Talking Terms with Dogs: Calming Signals”. Na obra da norueguesa, ela compilou mais de 30 sinais que os cães enviariam para demonstrar que não querem brigar. Um deles: o bocejo.
O bocejo, para alguns cachorrinhos, portanto (principalmente aqueles que não conviveram com humanos ou que foram abandonados muito cedo), seria uma maneira deles comunicarem que “não querem brigar”.
Caso o seu pet boceje para você, quer dizer que o que você está fazendo não o agrada. Por isso, se ele estiver se aproximando e começar a bocejar, pare de fazer o que você estiver fazendo e, caso ele queira se aproximar, ele irá.
Calming signals que talvez você não conheça incluem: dar as costas, abaixar-se, cheirar o chão, lamber os lábios e o fucinho, ou virar a cabeça pro lado e levantar uma patinha da frente.
Outros motivos
Além disso, outra explicação para o bocejo canino é a ansiedade e o entusiasmo, tipo quando humano chacoalha os pés de nervosismo. Situações estressantes, como aula de adestramento, também podem fazer com que seu pet boceje.
Outra explicação curiosa é o bocejo como “sinal de simpatia”. Quando um cão boceja, outro boceja de volta; é uma maneira deles demonstrarem que estão tranquilos com a situação.
Claro que o "bocejo de sono” não pode ser descartado da lista. O melhor, nesse caso, é deixar o animalzinho descansar.