Quais cuidados você precisa ter ao dormir com o seu pet?
Você sabia que donos de pet estão menos propensos a ter depressão?
Resistir à fofura dos pets na hora de ir pra cama é muito difícil e não somos nós que estamos falando. Um estudo do Centro de Medicina do Sono da Clínica Mayo, em Phoenix, nos Estados Unidos, apontou que 56% dos participantes assumiram dormir com seus bichinhos de estimação.
Adotando as medidas corretas de limpeza e higiene, dormir e ficar perto dos bichinhos não apresenta nenhum risco à saúde; pelo contrário, pode até trazer benefícios, principalmente à saúde mental (você sabia, inclusive, que donos de pet estão menos propensos a ter depressão? É o que mostra esta pesquisa).
Outra pesquisa da University of Missouri-Columbia, faculdade também americana, comprovou que interagir com um cachorro ou gato faz com que o cérebro libere oxitocina, o hormônio que proporciona bem-estar e que influencia na qualidade do sono.
Veja quais atos e passos tomar para ter o seu animalzinho por perto na hora de ir pra cama.
Cuide da higiene do pet
Como os animais andam e passeiam por diversos locais, dentro e fora do lar, é importante manter as tosas e os banhos dos pets em dia. Escovar o pelo do animalzinho também ajuda a evitar a presença de pelos mortos na cama, e evita reações alérgicas em seus tutores (mas, ah, é claro... vale lembrar que a quantidade de eliminação de pelo varia de uma raça pra outra, e algumas costumar soltar mais do que outras).
Limpar as patas do seu bichano depois de ele mexer em uma caixinha de areia, por exemplo, evita que a sujeira vá parar no quarto. Já cortar as unhas evita acidentes. Além disso, não se esqueça de vacinar, vermifugar e usar proteção contra carrapatos e pulgas – o que impede a transmissão de doenças como toxoplasmose e verminoses.
Proteja a cama
Invista em protetores de colchão e de travesseiros. Esses itens vão garantir que seu colchão permaneça limpo, ainda que algum acidente aconteça (tipo xixi). Sujou? Só trocar os lençóis, as fronhas e higieniza-los.
Mantenha o ambiente limpo
Aspire e limpe o quarto com frequência para retirar o excesso de pelo e evitar reações alérgicas. Não deixe nada de fora: chão, tapetes, capas, edredons... tudo limpo e em ordem!
Gaste a energia dos bichinhos
Seu auau é inquieto? O gatinho não para quieto? Antes de levar os bichinhos pra cama, brinque com eles e faça com que eles se exercitem durante o dia. Os benefícios serão muitos para ambos – tanto para o tutor que vai dormir tranquilamente, quanto para o bichinho que vai ter ganhos físicos com o exercício.
Truques para evitar acidentes ao dormir com pets
É importante treinar seus animaizinhos para que eles aprendam a fazer suas necessidades antes da hora de ir dormir, assim eles compreendem que a cama não é lugar para xixi ou cocô.
Em casos de animais territorialistas -- como algumas raças de cães --, a caminha a parte pode ser uma boa saída para que ele entenda qual a hierarquia do lar e iniba que acidentes o tutor aconteçam.