Quanto tempo um gato demora para esquecer seu dono? Entenda a complexa memória felina
Uma dúvida comum entre os tutores é se os gatos esquecem os donos rapidamente. Felizmente, a memória felina é mais desenvolvida do que a gente imagina.
Muitos tutores se perguntam: gatos esquecem os donos? Essa dúvida é comum entre quem precisa se ausentar por um tempo ou, por algum motivo, precisa se separar do bichano. A boa notícia é que a memória dos gatos é mais complexa do que a gente imagina — e eles não esquecem seus tutores com tanta facilidade. Os felinos, apesar da fama de frios, formam vínculos emocionais profundos com a família humana, especialmente quando tratados com carinho. Veja abaixo quanto tempo um gato demora para esquecer seu dono e outras curiosidades sobre o assunto!
Memória felina: como funciona o cérebro de gato?
O cérebro de gato é muito mais complexo do que parece. Embora seja pequeno em tamanho, ele possui estruturas semelhantes às do cérebro humano, especialmente nas áreas responsáveis por emoções e memórias. Os gatos têm uma memória associativa muito eficaz: eles costumam se lembrar de pessoas e situações com base em experiências positivas ou negativas. Isso significa que, se o gato teve uma convivência feliz com o tutor, ele pode guardar essas lembranças por muito tempo.
Pelo menos foi isso que pesquisadores japoneses descobriram. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Science Direct, os gatos têm memórias mais longas do que imaginamos. O estudo avaliou o comportamento de 49 gatos durante as refeições por algum tempo. Foram descobertas as preferências alimentares de cada pet, e esses alimentos eram servidos em potinhos específicos. Depois, os potes eram trocadas e a memória felina era testada - surpreendentemente…