Se você tem dois ou mais cachorros, esses são os conselhos de especialistas para um lar harmonioso
Ter mais de um cachorro em casa exige responsabilidades dobradas, inclusive para manter a boa convivência da família com os animais. Veja algumas dicas!
Ter um cachorro é algo que exige dedicação e planejamento, principalmente quando você tem mais de um cão em casa. Brigas por recursos, territorialismo e divisão de atenção são questões comuns que podem impactar a boa convivência entre os animais e a família. Para evitar problemas e garantir um ambiente mais harmonioso, veja a seguir quais são as principais orientações de especialistas para quem tem mais de um cachorro!
1) Cada cachorro deve ter seus próprios acessórios e recursos
Por instinto, os cães tendem a proteger seus recursos, como comida, brinquedos e até mesmo o espaço onde dormem. Para evitar disputas, é importante que os tutores ofereçam potes de comida e água individuais, além de disponibilizar brinquedos suficientes para todos os animais. Caso o cachorro tenha um instinto protetor mais aflorado, é importante que os horários das refeições também sejam em horários ou cômodos distintos, garantindo que todos tenham acesso à comida sem competição.
2) O tutor precisa assumir o papel de líder da matilha
Muitos cachorros costumam apresentar um comportamento territorialista e dominante, o que pode gerar conflitos entre animais que convivem juntos. Por esse motivo, é fundamental que o tutor estabeleça regras claras, como onde cada um pode dormir e onde podem brincar, para evitar maiores problemas. Além disso, o tutor deve assumir o papel de líder da matilha e corrigir comportamentos inadequados com um firme "não", sem usar castigos e punições nessas correções, pois isso é considerado maus-tratos.
3) É importante dar atenção para todos os cães igualmente
Além da disputa por…