Seus gatos estão brincando ou brigando? Parece que a Ciência encontrou um jeito de diferenciar
Pesquisadores chegaram a algumas respostas que podem ajudar tutores a identificarem se seus gatos estão brincando ou brigando. Entenda!
Os comportamentos de um gato brigando e brincando podem ser bastante parecidos. Apesar de uma situação envolver raiva e a outra estar relacionada à alegria, a forma como os bichanos agem causa confusão. Por isso é muito comum que tutores vejam seus gatos brincando e fiquem em dúvida se eles estão apenas se divertindo ou partindo para a agressão. Pesquisadores da Eslováquia e do Reino Unido, porém, parecem ter chegado a algumas teorias em um novo estudo ao analisarem o comportamento dos felinos nessas duas situações.
Gato brigando X gato brincando: pesquisa analisou comportamentos felinos
Para investigar os comportamentos dos gatos brigando e brincando, os pesquisadores analisaram 105 vídeos de interações entre 210 felinos. A partir desses conteúdos, eles criaram um etograma, que consiste em uma lista de comportamentos específicos dos gatos. Com isso, chegaram a uma divisão de 6 grupos:
- Inativo: quando o gato mantém a cabeça e o corpo imóveis em uma única posição (como agachado ou parado)
- Luta livre: quando os gatos mantêm contato físico direto e encenam movimentos de luta
- Perseguição: quando um gato corre perseguindo outro, que foge dele
- Outras atividades interativas: quando os gatos interagem um com o outro de formas diferentes, como lambidas entre eles e aproximação
- Atividades não interativas: quando o gato realiza uma atividade dirigida a ele mesmo ou a um objeto inanimado, sem relação com o outro bichano (como se lamber ou…