Veterinário lista as 6 doenças de gato mais graves que existem — e explica como proteger seu pet
Várias doenças de gato causam preocupação nos tutores. No entanto, algumas são consideradas mais graves do que outras. Saiba quais são elas.
Algumas doenças de gato representam um verdadeiro perigo para a saúde dos bichanos. Elas comprometem bastante a qualidade de vida do animal e, em alguns casos, podem até mesmo ser fatais. Por isso, é importante saber identificá-las e, principalmente, saber como preveni-las.
Para esclarecer tudo sobre o assunto, conversamos com o médico veterinário Lucas Oliveira, que listou as 6 doenças de gato mais graves que existem e explicou suas causas, sintomas e formas de prevenção. Confira!
1) PIF felina
De acordo com o especialista, a PIF (Peritonite Infecciosa Felina) é causada pelo Coronavírus Felino em sua forma mutada. "Animais jovens, idosos ou com alguma doença concomitante que diminui a imunidade, como FIV e FeLV, são os mais predispostos", revela. Além disso, ele acrescenta que a principal forma de transmissão da PIF em gatos é por meio do contato com as fezes de animais contaminados. Por isso, animais que vivem em ambientes superlotados têm maior risco de contrair o quadro.
Sobre os sintomas, Lucas explica que essa doença de gato apresenta duas variações (forma clássica e forma não efusiva), portanto, os sinais podem variar. "Na forma clássica há acúmulo de fluidos no abdômen e tórax, com distensão do abdômen, dificuldade para respirar, febre e perda de peso. Já na forma não efusiva pode haver lesões em órgãos internos, sinais neurológicos (convulsões, desorientação), anemia, febre e perda de apetite."
Além disso, o médico veterinário listou algumas medidas de…