Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Piercing: 5 cuidados necessários após a perfuração

Bem-vinda ao time das pessoas com piercing. Agora é hora de cuidar da perfuração, por isso, veja cinco detalhes para se atentar

10 mar 2022 - 20h01
(atualizado em 11/3/2022 às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Piercings podem levar de dois a nove meses para cicatrizar dependendo do local
Piercings podem levar de dois a nove meses para cicatrizar dependendo do local
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Nada como fazer aquele piercing tão sonhado, não é verdade? Além de bonito, as joias adicionam um quê de modernidade e personalidade ao visual, deixando as pessoas muito mais interessantes quando possuem um. E não importa o local da perfuração: seja visível ou mais discreto, eles vieram para ficar!

No entanto, o piercing também exige uma série de cuidados específicos. Isso porque, quando não feito, as joias podem resultar em uma série de complicações como as queloides ou até mesmo no comprometimento do local onde foi feito o furo.

Por isso, separamos algumas 5 dicas especiais para você que acabou de fazer seu piercing. Preparado? Então continue a leitura!

1. Deixe seu piercing em paz

Por mais que seja muito legal fazer a perfuração, o piercing precisa ficar um tempo sem ser tocado. Seu corpo também precisa entender que a joia agora faz parte do seu corpo, então o ideal é ficar sem encostar, tudo bem?

Além disso, o processo de cicatrização de um piercing pode levar de dois a nove meses para acontecer de fato. Então, toda vez que você mexe no local, essa movimentação pode atrasar no processo. Ou seja, é melhor evitar!

2. Limpe o local com cuidado

Muitas pessoas recomendam o álcool para limpar a perfuração, mas esse não é o ideal. A limpeza do piercing precisa ser feita com uma solução salina. Em farmácias ou drogarias são comercializadas, mas também é possível fazer em casa com água e sal.  

Para isso, basta apenas um copo de água morna e 1/4 de colher de chá de sal. Ao higienizar, utilize uma bola de algodão para pressionar o piercing por alguns minutos.

Essa é uma forma de evitar crostas sem agredir a perfuração. Vale lembrar também que você também precisa limpar as mãos com um sabonete antibacteriano antes de manusear a joia para limpeza, combinado?

3. Mantenha o seu corpo saudável

A melhor coisa que você pode fazer pela cicatrização do seu piercing é se manter saudável. Então, mantenha uma alimentação rica em nutrientes e evite ingerir alimentos muito gordurosos.

Normalmente, no momento da perfuração o bodypiercer dá uma série de orientações sobre o que pode ou não comer. Nesse sentido, siga a tudo aquilo que ele falar, tá?

Outras medidas importantes para o piercing:

  • Não remova as casquinhas: o piercing também é um machucado, sabia? Por isso, é necessário aguardar o momento que seu corpo vai ter para cicatrizar o local de forma superficial. Além disso, a remoção de casquinhas pode tornar a perfuração mais suscetível a infecções;
  • Evite a exposição em piscina, banheiras e ao sol: no caso de piscinas e banheiros, é porque estes são locais com bactérias que podem atrapalhar no processo de cicatrização. Já a exposição solar vale apenas para aqueles que possuem o piercing em um local sensível, como o rosto. Pegar muito sol pode causar queimaduras, o que fará com que seu corpo desvie a atenção para cicatrizar o local e tirando a atenção do piercing;

E aí, curtiu as dicas? Lembre-se de tomar muito cuidado para que assim, a joia possa cicatrizar bem e você poder mexer no piercing com mais calma e sem dor.

Fonte: estúdio Hell Tattoo, de São Paulo.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade