Pilates: 8 benefícios que vão além do emagrecimento
A prática de pilates melhora a postura, a respiração, a flexibilidade, além de muitos outros benefícios; conheça
O pilates ajuda sim a emagrecer, mas esse não é o principal benefício. A prática é mais efetiva em outros sentidos, como para aumentar a produtividade e diminuir as chances de adoecimento. E o melhor: dá aquele up na sua qualidade de vida.
Quer saber melhor quais são essas vantagens todas do pilates? Então veja a seguir 9 pontos positivos da prática que Patrícia Bueno, fisioterapeuta especializada em pilates contemporâneo, separou.
Melhora a respiração
Com a prática do pilates, o indivíduo aprende a respirar de forma correta sem gerar o bloqueio do músculo do diafragma, trazendo bem-estar.
Diminui o estresse e a ansiedade
Respirar de forma consciente e correta ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse. Aliás, isso também aumenta a concentração no dia a dia.
Combate as dores
Por meio do pilates, é possível promover um realinhamento da coluna e fortalecimento do abdômen, contribuindo para solução de diversas patologias. Além disso, ao trabalhar todos os músculos, você pode prevenir lesões de forma geral.
Aumenta a flexibilidade
Por meio do alongamento global do corpo, é possível trabalhar a extensão dos músculos e articulações. Isso é benéfico para o dia a dia e torna atividades, como abaixar para pegar um objeto do chão ou amarrar os sapatos, menos penosas.
Melhora a postura
Nos exercícios do pilates, a coluna deve ficar alinhada e alongada. Com isso, adquire-se maior força dos músculos que sustentam a lombar e a postura no cotidiano fica mais correta.
Beneficia a coordenação motora
Se a sua coordenação motora e equilíbrio não são tão bons, o pilates também pode dar um jeitinho nisso. Isso porque essas habilidades, trabalhadas nos exercícios, também se transportam para o dia a dia de quem pratica pilates.
Aumenta o desempenho na corrida
O pilates junta respiração, concentração e fortalecimento global, tudo o que é necessário para corridas mais eficazes sem lesões.
Previne fraturas osteoporóticas
Por fim, o pilates ainda auxilia no aumento de força muscular, que comprime e fortalece a estrutura óssea. Isso, junto com uma melhora do equilíbrio, é ótimo na prevenção de fraturas ocasionadas pela osteoporose.
Fonte: SportLife