Pílula do dia seguinte: valor, nomes e como tomar
A pílula é um método contraceptivo de urgência. Entenda como ela funciona, quando tomar, valores e os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte .
A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, devido sua alta dose de hormônios. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo.
Por outro lado, se a fecundação já houver ocorrido, a pílula vai provocar uma descamação no útero, impedindo a implantação do óvulo fecundado. No caso do óvulo já estar implantado e já se tenha iniciado uma gravidez, a pílula não tem efeito algum.
Leia também: Gravidez psicológica: o que é, por que acontece e como tratar
Valor da pílula do dia seguinte
O método é gratuito em postos de saúde de todo Brasil: basta se dirigir ao local e retirar o medicamento. Além disso, a pílula do dia seguinte pode ser encontra pelo preço que varia de R$ 3 a R$ 30 em farmácias, a depender da região, da dosagem e do laboratório que a desenvolveu. Pode ser adquirida sem prescrição médica.
Pílula do dia seguinte: nomes
- Postinor-2
- Pilem
- Pozato
- Diad
- Minipil2-Post
- Poslov
Como tomar a pílula do dia seguinte
O procedimento é bem simples. Para o tipo que tem apenas uma pílula, basta tomá-la até 72 horas depois do ato sexual - lembrando que a eficácia é maior nas primeiras 12 a 24 horas.
Para aquelas que vêm em duas doses, a primeira deve ser tomada preferencialmente logo após o coito, e a segunda depois de 12 horas.
Tipos de pílula do dia seguinte
...
Veja também
Teste de gravidez: como fazer e como é um exame positivo
9 fatores que desregulam a menstruação
7 avanços que garantem maior segurança para a vida sexual feminina
Pílula do dia seguinte pode trazer mais riscos do que benefícios
Pílula do dia seguinte: erros ao usar comprometem eficácia e ameaçam saúde